28 de jun. de 2009

addanc

O addanc (também chamado adanc, addane, afanc, avançado, abhac, ABAC) é um lago monstro

origem

De galês mitologia celta que também aparece no folclore britânico.

Descrição

Sua descrição exacta varia, é descrito alternadamente como lembram um crocodilo, castor ou anão, e por vezes é dito ser um demônio.

Lugar

O lago em que habita varia; é dito várias vezes a viver em Llyn Llion, Llyn Barfog, perto da Ponte Brynberian ou em Llyn yr Afanc, um lago no Betws-y-Coed que foi nomeado após moradores avistarem a criatura.

Poderes / Fraquezas

De acordo com uma versão do mito, também apresentadas por Iolo Morgannwg, que localiza-lo em um Llyn Llion, Hu Gadarn's bois arrastou o addanc para fora do lago, quando ele estava fora da água,ele era impotente e poderia ser morto.

Um mito diz respeito que foi proferido por uma donzela indefesa que deixá-lo dormir sobre seu colo, enquanto ele dormia,aldeões vinculados a criatura observavam.A criatura foi despertada e ficou furiosa esmagando a donzela, em cujo colo ainda descansava. Finalmente, foi arrastado para fora do lago e morto por Peredur.

História

O addanc foi uma monstruosa criatura que, como a maioria dos monstros lago, foi dito qualquer tolo o suficiente para cair ou nadar em seu lago.

De acordo com uma versão de uma lenda como addanc apresentadas por Iolo Morgannwg sua thrashings causou enormes inundações que, em última instância, afogou todos os habitantes da Grã-Bretanha para salvar duas pessoas, Dwyfan e Dwyfach, das quais a mais tarde habitantes das ilhas britânicas descendentes.