7 de jul. de 2010

Ferradura



Simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

A atribuição deste significado é muito antiga e tem um fundamento bastante palpável: antigamente, quando alguém achava uma ferradura era, de facto, muito boa sorte porque podia dirigir-se ao ferreiro da aldeia e trocá-la por dinheiro. Com o passar dos séculos o significado prático passou a simbólico e a Ferradura tornou-se num poderoso talismã, frequentemente inscrito com símbolos mágicos e usado para atrair sorte e prosperidade. Continua a ser usada nos dias de hoje para proteger as casas, os seus habitantes e os animais domésticos.

As Ferraduras da Sorte são, geralmente, de dois tipos:

- O pendente, em ouro ou em prata, que se usa junto ao corpo para proteger o seu portador e atrair a boa fortuna ao seu caminho.

- A Ferradura decorativa, frequentemente ornamentada com flores, fitas ou até pedras preciosas, que se usa pendurada na parede ou sobre a ombreira da porta, em casas e estabelecimentos comerciais. As velhas ferraduras, ferrugentas e gastas, são habitualmente penduradas nos estábulos para garantir a boa saúde e fertilidade dos animais.


Segundo São Cipriano...

CUIDADO COM AS FERRADURAS — ELAS LHE PODERÃO TRAZER DESGRAÇAS


Muitas pessoas têm o hábito de trazer por trás das portas da sua casa, uma pequena ferradura dependurada. Dizem que dão sorte e a maioria dependura "uma ferradura qualquer" sem observar atentamente o tipo de ferradura que é, e julgam que qualquer uma faz o mesmo efeito, sem saber que tem que ser uma pequena ferradura de asno, caso contrário, ela apenas servirá como adorno e não ajudará o seu proprietário em nada.


Segundo São Cipriano:


1. ° — Achar uma ferradura pequena é sinal de sorte para o resto da vida.

2. ° — Encontrando uma ferradura na rua, e que esteja virada para você, deverá, primeiramente, virá-la do lado oposto e depois erguê-la.

3. ° — Uma ferradura é também remédio para enxaquecas e cólicas; para isso deve colocá-la, em brasa, no leite que for bebido, quando sofrer de algum desses dois males.

4. ° — Se encontrar uma ferradura pequena deve erguê-la, pois é sinal de sorte para quem a acha: -se tiver cinco furos pregue-a atrás da porta da rua; -se tiver seis furos, pregue-a atrás da porta da cozinha; -se tiver sete furos, pregue-a atrás da porta do quarto; -se tiver mais de sete furos, pregue-a atrás da porta do seu estabelecimento;

5. ° — Uma ferradura presa atrás da janela evita a entrada de ladrões. — Se a ferradura encontrada foi de um cavalo, não apanhe, trará desgraça e infelicidade, porque derrubou Nossa Senhora e o menino Jesus.