24 de jul. de 2010

Rose Hall e a Bruxa Branca


Com o nome de True Friendship em 1746, Henry Fanning comprou 290 acres de férteis campos de cana de açúcar, casando pouco depois com a Rosa Kelly, vindo a morrer apenas 6 meses após o casamento. Rose ainda se casou mais quatro vezes, seu quarto marido foi John Palmer, proprietário da plantação vizinha, Palmyra, e pai de dois filhos que viviam em Inglaterra. Juntos construiram Rose Hall, a maior das Casas Grandes da Jamaica.
Os Palmer viveram ali durante 23 anos, até à morte de Rose que deixou toda a plantação para o marido, John voltou a casar dois anos depois com a jovem Rebecca Ann James, de 20 anos, vindo a falecer uns cinco anos depois e deixando tudo em testamento aos seus filhos. Rebecca deixou a Jamaica para viver na Inglaterra e, pela ausência dos dois herdeiros, a plantação passou para as mãos de um sobrinho-neto de John Palmer, John Rose Palmer que casou-se com Annie May Petterson, a famosa Bruxa Branca de Rose Hall.




Annie Palmer figura conhecida no folclore jamaicano como a Bruxa Branca nasceu em Paris por volta de 1803.

De acordo com a lenda, viajou com os pais para o Haiti quando tinha apenas 10 anos, e os dois acabraram morrendo de febre amarela. Orfã, foi adotada por uma haitiana, rainha vodoo que a ensinou as artes da magia negra. Em 1820, aos 17 anos de idade, chegou à Jamaica como esposa de John Palmer, o proprietário da Rose Hall Plantation. Annie tinha sede de poder, sentindo necessidade de controlar tudo e todos em seu redor, teve vários amantes entre os seus escravos e assassinou vários deles, assim como John Palmer e os dois maridos, igualmente ricos, que se lhe seguiram.

A lenda diz que Anie terá sido assassinada na sua própria cama, através de uma mistura de forças físicas e vodoo, depois de ter assassinado o genro do seu capataz. O corpo foi sepultado do Rose Hall, nun túmulo destinado a guardá-lo para a eternidade, e foi executado um ritual vodoo para assegurar que isso aconteceria. No entanto, dizem que esse ritual não foi completamente concluido e que, por isso, o seu espírito ainda circula pelo palácio e pela plantação, sendo vista a andar a cavalo de noite atrás de escravos fugidos ou na varanda do edifício a olhar os campos...

Atualmente o Rose Hall é usado como um museu para os turistas que desejam ver onde Annie Palmer vivia e também áreas da casa que se diz assombrada, possivelmente áreas onde os assassinatos tiveram lugar, como por exemplo o seu quarto, onde terá sufocado um dos seus amantes com um travesseiro.

Fonte: Medo B