21 de jul. de 2010

Urayuli, o homem selvagem do Alasca


O Urayuli ou "Homem Peludo" é um famoso criptídeo do sudoeste do Alasca. Tem vários outros nomes, tais como Arulataq, Homem do Arbusto, Homem Grande, Monstro da Tenda, Nant'ina e Homem da Floresta.

O Urayuli é descrito com cerca de 1,80 a 2 metros de altura e coberto de pêlos com cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento.

Tem olhos brilhantes e lembra um pouco os grandes primatas extintos. Seus braços são longos o suficiente para chegar até os tornozelos. O Urayuli vive nas áreas de tundra perto do Lago Iliamna.

Este rápido e ágil criptídeo do Alasca foi muitas vezes visto viajando a noite, e é um nadador rápido. Muitas vezes, é acusado de roubar peixes e cães, bem como destruir as tendas dos campistas nas proximidades. Muitas pessoas daquela região têm suas histórias de encontros com a criatura.

Em 1956, um pescador avistou o Urayuli quando ancorava seu barco de pesca na praia à noite. Um biólogo de Ketchikan encontrou mais tarde enormes pegadas humanas na mesma praia e tirou fotos.

Em 1982, na cidade de Dillingham, um guia de caça mostrou uma foto que havia tirado de um Urayuli no cume de uma montanha.

Ele tinha uma altura aproximada de 2 metros e um peso de cerca de 750 quilos, com pêlo marrom avermelhado e longo.

Em julho de 1999, às margens do rio Kiseralik no Alasca, um grupo tirou uma foto de um par de pegadas enormes em forma de cunha que notaram na lama.

As pegadas foram estimadas em 30 a 35 centímetros de comprimento e 7 cm de profundidade, com aproximadamente 1,80 metros de distância.

No mesmo ano, uma criatura de cabelos negros e enorme, foi vista em pé sobre duas pernas na Baía Cold de Belkofski. Tinha cerca de 4 metros de altura e a aparência de um macaco, com pernas e braços longos.

As lendas locais contam que as crianças que saem de casa à noite e se perdem na floresta são transformadas em Urayuli.

Possivelmente essa lenda é contada às crianças para que elas tenham medo de sair à noite e fiquem em casa.

Os encontros com o Urayuli são na sua maioria tranquilos e inofensivos. Mas, como quaisquer outros seres ou criaturas, ele certamente irá se defender se sentir que sua vida está sendo ameaçada.