9 de out. de 2010

A Cruz Ortodoxa

A Cruz ortodoxa, também conhecida por: cruz bizantina, cruz oriental, cruz russa, ou cruz eslava, que é mais divulgada na Igreja Ortodoxa.




A cruz ortodoxa é sempre constituída por uma linha reta (na vertical) e outras 3 horizontais da qual a terceira linha pode variar estando reta ou não...

Como dizem os ortodoxos Jesus cristo não foi crucificado com apenas um prego (O que é confirmado pelas investigações sobre o santo Sudário de Turim.) em seus pés como é representado na igreja católica por isso a terceira linha da cruz representa o lugar onde os pés de Cristo foram apoiados, más na verdade existem três variantes para a cruz ter ficado "torta" para o lado, a primeira:


Dizem que Jesus antes de morrer deu um ultimo suspiro no qual inclinou a cruz para o lado.

Outra fala que a linha inclinada representa os dois ladrões que foram crucificados com cristo, o ladrão que foi crucificado a direita de Jesus se arrependeu dos pecados e foi para o céu junto de deus, já o ladrão do lado esquerdo de cristo não se arrependeu e foi para o inferno. Sendo assim a parte que aponta para cima representa o céu e inclinada para baixo representa o inferno. (Está é a versão mais aceita pois de certa forma lembra o juizo final.)

E a terceira e ultima teoria, sugere que é uma representação de que introduziu o cristianismo em terras do norte e do oeste do Mar Negro (Roménia, Moldávia, Bielorrússia, Rússia e Ucrânia) pelo apóstolo Santo André.

A parte de baixo da cruz muitas vezes é representada com uma caveira, a caveira representa a cabeça de Adão que segundo a tradição foi enterrado em "Gólgota", abaixo da onde cristo foi crucificado.


A linha horizontal maior que representa os braços de cristo, na cruz ortodoxa é comum terem representados a Virgem Maria e o discípulo amado de Cristo, o apóstolo João.Também muitas vezes, são incluídos na representação os instrumentos da morte de Cristo, a lança que o perfurou e a vara com a esponja encharcada em vinagre.




Também tem uns loucos por ai que pulam num buraco cortado em forma de cruz no lago Shartash durante a Festa da Epifania. Na tradição ortodoxa russa, essa festa, que acontece em janeiro, celebra o batismo de Jesus no rio Jordão. Diz uma crença dos ortodoxos que nadar nas águas geladas abençoadas pelo padre protege os fiéis do mal. (Além de proteger do mal também mata por hipotermia kkkkk)