Leshy, Lechies, Lechy ou Lesovik, é um espírito masculino da floresta da mitologia eslava, que protege os animais selvagens e as florestas. Há também leshachikha/leszachka (esposas do leshak) e leshonky (crianças do leszy). Ele é aproximadamente ao análogo do Homem Selvagem da Europa Ocidental e os Basajaun, do País Basco.

Em termos de aparência, sua forma é humana, seu sangue e sua pele dizem ser um azul palido, seus olhos e sua barba são verdes, ele usa seus sapatos no pé errado, e ele não tem uma sombra. Às vezes, ele aparece com chifres, pés de cabra e garras nos dedos, semelhante ao diabo. Acredita-se que seus pais eram uma mulher mortal e um demônio.  Sua esposa é Leshacikha e seus filhos são conhecidos como os Leshonki. Leshy nem sempre é mau, embora ele goste de confusão, seqüestrando humanos principalmente mulheres jovens.

Diz a lenda que quando um leshy for lhe atacar você deve tirar suas roupas e vestir ao contrario ele pode ficar confuso. Mas se ele correr atrás, você deve colocar fogo em alguma planta, o Lechi ficará mais preocupado em apagar o fogo da mata do que correr atrás de você, mas se ele continuar a correr você provavelmente vai levar uma surra jamais vista...


O Leshy tem uma ligação estreita com o lobo cinzento, e é frequentemente visto em companhia de ursos também. Ele é o Senhor da floresta e leva um porre-te ou um chicote para expressar que ele é o mestre da floresta. No Brasil, ele pode ser considerado semelhante ao Curupira e ao Caipora.



Habilidades

Ele é dito ter a capacidade de mudar para qualquer forma, de animal ou vegetal. Quando ele está em forma humana, ele parece como um camponês comum, excepto nos seus olhos, que brilham e seus sapatos estão calçados para de trás. Em alguns contos, diz-se que ele aparece para os visitantes como um grande cogumelo falando. Ele também pode variar de tamanho, encolhendo-se à altura de uma folha, quando estão em movimento, através de campos abertos, ou crescer para o tamanho das árvores mais altas quando estão na floresta.

Se uma pessoa auxiliar um Leszy,ele poderá ensinar-lhes os segredos da magia para agricultores e pastores que fazem pactos com o Leshy, para proteger as suas colheitas e ovinos. O Leshy tem muitos truques, incluindo, desencaminha de camponeses, tornando-os doentes, ou espancando-os até a morte. Também eram conhecidos por esconder os machados de lenhadores.
Lechies é um ser extremamente pernicioso, chora de forma horrível, e também poder imitar vozes de pessoas próximas e atraí-los de volta para suas cavernas, onde ele iria espancar quase até a morte e ele elimina os sinais de seus postos.

Os Lechies nem sempre são maus, mas eles gostam de confusão e sequestrar  jovens humanos, ele também é conhecido por manter a pecuária e de saber muito das suas florestas, caso as perca. Às vezes, os pastores de vacas vão fazer pactos com Leshy, entregando-lhe sua cruz ao redor de seu pescoço e partilhando da comunhão com ele, logo após as reuniões nas igrejas cristãs. Estes pactos, dizem que são para dar poderes especiais aos pastores.

Dictionnaire Infernal

Lechies, é um demônio ou espírito, no Dictionnaire Infernal, ele é um ser da floresta eslava, de natureza semelhante a um duende Polevik. Ele protege as aves, árvores e animais da floresta, ele aparece na forma de um ser humano com a pele azul, 2 chifres grandes e cabelos verdes, uma longa barba verde em seu rosto, com um porrete ou chicote, indicando o seu domínio da floresta.

Se uma vez encontro um Lechies, deve contrariá-lo imediatamente, mudando todas as suas roupas, de dentro para fora e para trás, colocando os sapatos nos pés de forma oposta, isso pode lhe deixar confuso, e o sinal da cruz, muitas vezes, também funciona, mas na pior das hipóteses, caso o Lechies, continuar a lhe perseguir, coloque fogo em algum lugar da floresta (coloque fogo na floresta que além do lechies correndo atrás de você a policia também vai kkk), se um Lechies for atrás de ti, não olhe para trás, pois ele ficará tão preocupado em apagar o fogo, que ele vai esquecer, devido as suas travessuras, que caiu em cima de sua pobre alma.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati