26 de out. de 2010

Mammon

Mammon


Mammon é um demónio relacionado com a avareza, que igualmente é responsável pela concessão de riquezas. De acordo com algumas fontes demonológicas, Mammon é o filho do Diabo.

Mammon seria filho de Lucifer e Lilith, o fruto primogénito do casal que governa os infernos.

Caim e Asmodeus são seus meios irmãos, uma vez que:

- Caim nasceu da relação sexual entre Lúcifer e Eva, (é por isso um Nefilim, raça híbrida, fruto das relações entre anjos e mulheres humanas, uma casta odiada por Deus e que foi motivo do dilúvio), sendo irmão de Mammon por filiação do pai.

- Asmodeus nasceu da relação entre Lilith e Adão, sendo que é por isso meio irmão de Mammon por filiação maternal.

Mammon, Asmodeus e Caim constituem a trindade dos primeiros primogénitos.

Fonte: magianegra.com.pt

Mammom também é descrito na bíblia como sendo o segundo "Deus", Jesus, no Evangelho, utiliza a palavra Mammom quando afirma que não é possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon (Lucas 16:13). A palavra, no texto original, também é citada no Evangelho de Mateus:

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem corroem e onde ladrões não minam nem roubam: Para onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também.
"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e á Mamon. (Mateus 6:19-21,24)
Alguns não consideram Mammon como um demônio mas sim um Deus pagã que por muitos é considerado mal e imoral aqueles que cultuam Mammon são considerados "gananciosas" por dinheiro e riqueza. 

2 comentários:

  1. Trata-se de uma metáfora, assim como Roma (mal-traduziada como 616 ou 666), no Apocalipse, significa a carne e o dinheiro, servir a Mammom também é sinônimo de ocupar-se apenas de si e da vida material, enquanto servir a Deus significa aperfeiçoar-se através do contato social (que gera o amor, virtude que nos aproxima do pai).

    ResponderExcluir
  2. Quem näo gostar de dinheiro e riqueza 🤑🤑🤑

    ResponderExcluir