28 de out. de 2010

Sabbath das bruxas


Sabbath é considerado os dias de festividades do ano em que as bruxas comemoram e fazendo assim rituais aos deuses e deusas muitas vezes agradecendo a boa colheita e a prosperidade em suas vidas..

O Sabbath é considerado os dias em que as bruxas renovam seus poderes e não praticam nem uma magia apenas adoram seus deuses e deusas ou muitas vezes a própria natureza em si.

Fogueiras são montadas em grandes colinas ou em capom. Os que participam pulaam as fogueiras pequenas e passam e dançam em torno das maiores. O fogo levava luz e calor nas noites frias, representando também o princípio fundamental da energia pura.

Já que tempo e espaço são circulares, o conceito da Roda do Ano foi baseada nesse princípio. É muito fácil entender que vemos o espaço em nossa volta dividido em quatro partes: à frente, atrás, à esquerda, e à direita. Ainda mais simples compreender a Terra e a passagem do tempo.

As quatro direções (norte, sul, leste e oeste) são paralelas às quatro estações (inverno, verão, primavera e outono). É essa divisão que gera as oito festas anuais da Bruxaria.

Existem duas estações fundamentais para os celtas: A do gelo (o Inverno) e a do fogo (o Verão).
O ano celta começa no Halloween, para eles, o primeiro dia do Inverno. Era um momento de poder espiritual, pois ficava entre o ano velho e o novo, entre os anos, um tempo entre tempo. O véu entre os mundos se erguia. Ainda acreditamos que, nessa época, o espírito e a matéria são menos fixas e a vida flui mais facilmente entre os dois mundos. Os espíritos nos visitam, em nosso mundo material, e nós visitamos nossos ancestrais e entes queridos, no mundo espiritual. Preparamo-nos assim, para vivermos mais um ano, após essa recuperação de conhecimentos ancestrais.


existem 8 Sabbaths ao longo de um ano veja abaixo quais são e como se pronuncia.

-------------------------------------------------------------------------------
Sabbath (sabá)

Nome das 8 datas festivas na roda do ano.

Samhaim: "sôu-êin"

Yule: "iúle"

Imbolc: "imbôlc"

Ostara: "ostára"

Beltane: "beltêine"

Litha: "líta"

Lammas: "lâmas"

Mabon: "mêibon"



Qual a importância da celebração dos sabás?

- a sua conexão com a Natureza;
- a prática da religião;
- introspecção;
- auto- conhecimento;
- percepção do mundo à sua volta;
- celebrar a mudança das estações;
- vivência dos ciclos;

Fontes parciais : avassouradabruxa , guardioesdaluz

------------------------------------------------------------------------------




Sabbath na versão "do mal"

Alguns acreditam que nessas festas algumas bruxas que suposta-mente praticam magia negra convidariam o diabo para a festa geralmente o diabo apareceria incorporado em um bode negro, era comum a igreja católica acusar as bruxas em seus rituais de terem suposta mente um filho com o diabo, já que nessa noite elas iriam realizar seus mais profundos desejos sexuais...

Acredita-se que o Sabbath começa ás 00h00 e vai pela madrugada a fora.

O "Sabbath negro" é constituindo e comemorado por 5 grandes passos que são:

A Procissão de Caim
A ceia dos 21
A Missa Negra
O Festim da possessão
O convénio dos 200 anjos

Aguardem em breve as 2 versões do sabbath tanto do bem quanto a do mal no blog...

2 comentários:

  1. É uma das primeiras vezes que encontro alguma coisa que não cita apenas o lado "supostamente" negro da bruxaria. Parabéns.

    ResponderExcluir