11 de mai. de 2011

Palo, a religião mais cruel do mundo?

Palo, ou Las Reglas de Congo ("regras do Congo" são grupos de denominações estreitamente relacionadas de origem Bantu desenvolvidas por escravos vindos da África Central em Republica Dominicana. Outros nomes associados com as diversas ramas desta religião incluem: Palo Monte, Palo Mayombe, Brillumba, Kimbisa. A palavra "palo" é aplicada na religião em Republica Dominicana devido ao uso de estátuas entalhadas em madeira ou palo (pau) para construir o altar, outro significado mais próximo da religião descreve a equivalência entre a palavra "palo" com a de "árvore", sendo os locais onde habitam os espíritos na África.

Os seguidores do "Palo" são denominados "paleros" ou Nganguleros". A participação nestes grupos é dada por uma cerimônia de iniciação em uma "casa" ou "Templo". A estrutura organizacional segue o modelado de uma "família". Durante a escravidão sofrida pelos africanos, quando as famílias de sangue foram separadas, este modelo foi particularmente significativo e foi tomado literalmente.

Uma outra curiosidade é que apesar do Palo ter sido trazido para a América Latina pelos bantos (negros da região do Congo) no período da escravidão, atualmente, a população branca dessa região ( e certamente familiarizada com as tradições cristãs, diferentemente dos negros daquela época) são os maiores praticantes dessa que pode ser considerada a mais horrível religião do mundo.


 Seria a religião mais cruel do mundo segundo o ponto de vista de muitas pessoas?


Seria uma mistura de culto aos mortos, com práticas de magia negra, onde o vodoo perto seria apenas uma travessura de criança.

A religião Palo é baseado em duas idéias: a adoração dos espíritos dos antepassados e da crença no poder da natureza. Parece perfeitamente conceito inofensivo, mas quando você parar para pensar assim, logo que você vê no altar Palo chamado "Nganga" cemitério cheio de terra, paus e ... ossos de pessoas mortas recentemente, na maioria das vezes de jovens mulheres.

A Profanação Grave

Palo tem-se associado a uma onda grave de roubar restos mortais na Venezuela. Moradores da região, relatam que muitas das sepulturas em Caracas " Cemitério Geral do Sul tem sido arrombadas e tem seu conteúdo retirado para uso em cerimônias Palo.

 As autoridades não agem e as pessoas tem medo de visitar os cemitérios nessa região da Venezuela. Familiares das pessoas enterradas nada podem fazer contra os praticantes do Palo que desejam saquear as ossadas e até seguranças particulares são pagos para vigiar os túmulos. Sacrifícios e rituais com animais também são constantemente utilizados pelos sacerdotes de praticantes do Palo.

Panteão

O nível mais alto do panteão Palo é ocupado pelo deus criador , Nzambi. O Kimpungulu (singular: Mpungu) de Palo Mayombe são espíritos ou divindades encapsulado em vasos sagrados ( Nkisi ), representando aspectos de natureza s, tais como o trovão, a agricultura, ou vento. outros espíritos que podem habitar o Nkisi são Nfuri (espíritos errantes ou fantasmas), Bakalu (espíritos dos antepassados), e Nfumbe (espíritos anônimos).

Os sacerdotes Palo são divididos em duas classes "bom" e "mal". O cemitério del Sur Karakose é hoje o mais visado quando se diz respeito à retirada de ossadas para o uso dos rituais Palo.


Deuses Superiores

Nzambi (Nsambi, Zâmbia, Nsambiampungo, Pungun Sambia, Sambia Liri, Sambia Surukuru, Sambi Bilongo) - não um Mpungu real, pero um deus maior, o criador do cosmos. Equivalente a iorubá Olodumare.


Lungombe (Lukankanse, Kadiampembe) - aspecto negativo da Nzambi


Kimpungulu

Kobayende (Cobayende, úlceras de perna, Tata Pansu, Nfumbe Tata, Tata FUNDE, Tata Fumba Pungun fútil, Tata Kanen) - rei dos mortos, o deus das doenças, associados com San Lazaro, eq. Obaluaiyê .

Mariguanda (Pungu Mama Wanga, Centella Ndoki, Yaya Kenge, Mariwanga, mamãe Linda, Campo Santo) - Entre a vida ea morte gatekeeper. Associado a Santa Teresa e Oya Iansã

Gurunfinda - deus da floresta e ervas. Associado a São Norberto Otan não ou San Silvestre, eq. Ozain .

Nkuyu (Nkuyo, Mañunga, Lubaniba, Lucero) - Divindade das matas e estradas, a orientação e equilíbrio. Associado com San Antonio, eq. Elegua .

Má Lango (Madre de Água, Kalunga, Mama Kalunga, Pungo Kasimba, Mama Umba, Mbumba Mamba, Nkita Kiamasa, Nkita Kuna Mamba, Baluande) - deusa da água e da fertilidade. Também conhecida como a Virgem de Regla, padroeira do porto de Havana, eq, Iemanjá .

Chola Wenge (Mama Chola, Chola neng) - deusa da riqueza e prazeres. Associado a La Virgen de la Caridad del Cobre, Padroeira de Cuba, eq. Oxum .

Kimbabula (Kabanga Madioma, Lombardo Mpungo Fula, Nsambi Munalembe, Tonde, Daday, Munalendo, Padre Tiempo) - deus da adivinhação e ventos. Associado a São Francisco, eq. Orunmila .

Watariamba (Watariamba, Nkuyo Lufo, Nguatariamba Enfumba Bata, Saca Compromisso, Cabo Rondo, Vence Batay) - deus da caça e da guerra. Associado com João Batista, eq. Ochosi

Nsasi (Nsambi Munalembe, Sete Raios, Mukiamamuilo, Nsasi) - deus do trovão e do fogo, o equivalente a Santa Barbara, eq. Xangô .

Ma Keng (Yola, treme terra, Pandilanga, Mama Kenge) - espírito de sabedoria e justiça. Mpungu Isto está associado a La Virgen de las Mercedes e Obatalá .

Sarabande (Sarabande, Rompe Monte) - divindade do trabalho e da força. Associadas de São Pedro , eq. Oggun .






21 comentários:

  1. Sinistro

    Acessem www.bdsmarques.com

    ResponderExcluir
  2. não entendi porque é a mais cruel '-'
    ai só falou de sacrificios de animais e sobre usar ossos humanos em rituais. Os indios sacrificando crianças são mais crueis ._.

    ResponderExcluir
  3. Depois querem criticar os ateus hahaha

    ResponderExcluir
  4. não vi nada de mais, não sou filiada a religião alguma acredito que "Deus é a inteligência suprema causa primaria de todas as coisas"(livro dos espíritos)e que as religiões são baseadas naquilo que cada povo achou que fosse melhor pra si.
    como nós não pertencemos a essas religiões de fora o ponto de vista torna-se bizarro,assim como católicos e crentes e evangélicos eles acham também que tão fazendo a coisa certa assim como os índios que sacrificam crianças na cabeça deles é certo e pra nós não.vai se saber né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que índio sacrifica criança de onde tiraram isso ?

      Excluir
  5. Você já leu a bíblia? Tem coisa piores que isso lá, mas eles também matavam (ou imolavam) animais para o deus deles. Deus gosta disso (ou gostava). Até uma pessoa já foi crucificada para Ele. O nome dela é Jesus. Lá na bíblia você pode ver Deus matando cidades inteiras e sacerdotes cortando um pedaço de couro do pênis de crianças com apenas sete dias de nascidas, além de castigar pessoas até pelos pecados de seus tataravós. E olha que esse é o deus que se diz o mais bondoso de todos, imagina se não fosse...
    Enfim, concordo com o anônimo que parece ter crença espírita, toda religião é ruim na vista dos outros. É como dizem: "mito é o nome que se dá aos deuses dos outros."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babei na tua resposta! Tudo que sempre quis explicar mas nunca consegui me expressar!

      Excluir
  6. Cada releigão tem sua regras. Quem lê o antigo testamento vê muita coisa que hoje seria crueldade, mas que retratamos como aconteceimento histórico. Só depois da vinda de Jesuas que passamos a amrar maias as coisas. Gostei do post. Continue assim!

    Gostaria de aproveitar o espaço e pedir para você anunciar seu site no nosso divulgador.
    acesse: www.divulgarsites.rendaagoraweb.com
    Aumente as suas visitas e seja mais conhecido.

    Qualquer um que quiser anunciar também pode!!!

    ResponderExcluir
  7. Isso não é uma religião nova...

    Os símbolos que eles usam são os símbolos da Ars Goétia, ou também conhecidos como símbolos de invocações dos 72 demônios da Goétia, uma coleção de entidades trevosas que tomam para sí a função de representar conceitos de vícios e outras coisas ruins. Surgiu por volta do século XIII, como uma série de rituais feitos para feiticeiros medievais.

    São crueis, de fato, e suas ações e rituais envolvem muita coisa ruim...

    Só tenho pena desses homens, por estarem envolvidos com esse tipo de entidade. Provavelmente tornar-se-hão escravos de seus "deuses" tão logo morrerem, ou antes até.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eles não estão abordando tudo que tem dessa religião ou melhor, seita* meu namorado tem pacto com ela
    e é muito, mas muito pesada
    aqui ele explica sobre a cultura
    mas na pratica
    isso é um ABSURDOOO,

    ResponderExcluir
  10. Palo Mayombe é bruxaria pura e simplesmente. Não existe lado "certo" no Mayombe. A invocação é para as trevas sempre.

    ResponderExcluir
  11. Nada de maldade. Os ossos são para assentar os Nfumbes (espíritos dos mortos que protegem a casa e conduzem algum trabalho). Palo trabalha para saúde e prosperidade. É lógico que a sabedoria dos feitiços existe,mas não é porque vc tem um fuzil que vai sair atirando em qualquer um. E existe a lei do retorno. Faz o mal quem é mal. Mas quem é mal não aprende feitiçaria, ela só é passada a pessoas dignas. ( Nsala Malecum).

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se aqui no RJ ja existe o palo, email pr contato sataevan@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  13. Também concordo sou iniciado no candoble e ifa e agora palo mayombe ambos usa sacrifícios de animal sou um conhecedor de religião graças a todos os orixas nfumbes meu caminho espiritual é completo so tenho a agradecer lamento que pessoas sem conhecimento das religiões cria polêmicas sem conhecer amigo vai estudarar mais...

    ResponderExcluir
  14. A religião mais cruel do mundo é o cristianismo. Veja o massacre das nações indígenas nos tempos coloniais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satanás usa de engano em tudo!
      A palavra de Deus diz que devemos orar pr que as escamas de nossos olhos caiam e possamos ver a luz e a verdade!
      Boa trde à todos!

      Excluir
  15. na bruxaria sempre se aprende fazer o mal e espero que um dia os animais possam não serem mais vitimas de tanta crueldade tudo que achamos conveniente sempre arrumamos alguma desculpa para nós justificar assim tantos crimes massacres ocorreram ao longo da história mais sempre houve uma justificativa para tudo isso que lamentável

    ResponderExcluir
  16. Las Reglas de Congo ou Palo Mayombe não tem nada a ver com Candomblé, Satanismo, Ars Goetia, Temple Of Seth, etc etc. É MUITO mais sombria e poderosa que estas. Os espíritos " Mpungos" trabalham primeiro em conjunto com o cerimonialista, ou palero dando-lhes poderes sobrehumanos. No momento do rayado, a pessoa perde a identidade natural pra se transformar num receptáculo de espíritos. A 'alma' que os ocidentais dizem, está morta.

    ResponderExcluir