Zeus (em grego: Ζεύς, transl. Zeús), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Além de sua herança obviamente indo-europeia, o clássico "amontoador de nuvens", como era conhecido, também tem certos traços iconográficos derivados de culturas do antigo Oriente Médio, como o cetro. Zeus frequentemente era mostrado pelos artistas gregos em uma de duas poses: ereto, inclinando-se para a frente, com um raio em sua mão direita, erguida, ou sentado, em pose majestosa.

Zeus Cronida, tempestuoso, era filho de Cronos e Reia, o mais novo de seus irmãos. Durante muito tempo quem governou a Terra foi Urano (o Céu). Até que foi destronado por Cronos, filho de Urano e pai de Zeus. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado por um de seus filhos. Cronos era casado com Réia, e quando seus filhos nasciam ele os devorava. Assim aconteceu com Hera, Hades, Poseidon, Héstia e Demeter. Quando nasceu o sexto filho, Réia decidiu salvá-lo, com a ajuda de Gaia (a Terra) que desgostava Cronos porque ele aprisionou os Hecatônquiros no Tártaro, temendo seu poder, esses gigantes possuíam cem braços e cinquenta cabeças.

Nascimento

Cronus pai de várias crianças Rhea : Héstia , Deméter , Hera , Hades e Poseidon , mas engoliu todos assim que nasciam, pois ele havia aprendido de Gaia e Urano que estava destinado a ser superado por seu próprio filho assim como ele tinham derrubado o seu próprio pai, então seu objetivo passou a ser ouvir e evitar. Mas quando Zeus estava para nascer, Reia procurou Gaia para elaborar um plano para salvá-lo, para que Cronos finalmente fosse receber o seu castigo por seus atos contra Urano e seus próprios filhos. Réia deu à luz a Zeus em Creta, entregando Cronos uma pedra envolta em panos, que ele prontamente engoliu.




Infância

Rhea escondeu Zeus em uma caverna no Monte Ida , em Creta. De acordo com versões diferentes da história:
  1. Foi então criado por Gaia .
  2. Ele foi criado por uma cabra chamada Amaltéia , enquanto um grupo de Kouretes, soldados, ou deuses menores, dançaram, gritaram e entraram em confronto suas lanças contra os escudos, para que Cronos não ouvisse o choro do bebê.
  3. Ele foi criado por uma ninfa chamada Adamanthea . Desde de que Cronus governou o Terra , o céu e o mar , escondeu-o ele pendurado em uma corda em uma árvore ele foi suspenso entre, o mar o céu e a terra e, portanto, invisível para o pai.
  4. Ele foi criado por uma ninfa chamada Cynosura . Em agradecimento, Zeus colocou-a entre as estrelas
  5. Ele foi criado por Melissa , que cuidou dele com a cabra com leite e mel.
  6. Ele foi criado por uma família de pastores sob a promessa de que suas ovelhas seriam salvas dos lobos.




Quando chegou à idade adulta enfrentou o pai. Zeus disfarçou-se de viajante, dando-lhe a Cronos uma bebida que o fez vomitar todos os filhos que tinha devorado, agora adultos. Em algumas versões, Métis deu a Cronos um emético para forçá-lo a vomitar os filhos, ou Zeus cortou o estômago de Cronus retirando seus irmãos de dentro.

Após libertar os irmãos, Zeus iniciou a guerra da Titanomaquia. Cronos procurou seus irmãos Titãs para enfrentarem os rebeldes, que reuniram-se no Olimpo. A guerra duraria 100 anos até que seguindo um conselho de Gaia, Zeus liberta os irmãos de Cronos, os Gigantes , os Ciclopes e os Hecatônquiros, matando a guardiã das masmorras do Tártaro a Campe.  Como um símbolo de sua gratidão, os Ciclopes deram-lhe de presente o trovão e o raio, ou relâmpago , que anteriormente tinha sido escondido por Gaia.


Juntos, Zeus e seus irmãos e irmãs, juntamente com os Gigantes, Hecatônquiros e Ciclopes derrubaram Cronos e os outros Titãs, no combate chamado de Titanomaquia . Os Titãs foram derrotados e os deuses olímpicos venceram, depois aprisionaram os titãs em uma região conhecida como o submundo sombrio o "Tártaro", em outras versões os aprisionaram embaixo de montanhas.

Então partilhou-se o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.


Zeus e Hera

Zeus era irmão de Hera . Com Hera, Zeus teve vário filhos, Ares , Hebe e Hefesto , apesar de alguns relatos dizem que Hera produziu esses filhos sozinha. Alguns incluem também Eileithyia e Eris como suas filhas.

Muitos mitos tornam Hera, com ciúmes das conquistas amorosas de zeus em uma inimiga consistente das amantes de Zeus e seus filhos com ele. Por um momento, uma ninfa chamada Echo teve o trabalho de distrair Hera de seus negócios por falar incessantemente: quando Hera descobriu o engano, ela amaldiçoou Echo repetir as palavras dos outros.

Na maioria das tradições ele era casado com Hera - embora, no oráculo de Dodona, sua consorte seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, teve uma filha, Afrodite.

Filhos

Zeus é conhecido por suas aventuras eróticas, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e herois, como Atena, Apolo e Artêmis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena, Minos e as Musas (com Mnemósine). Com Hera teria tido Ares, Hebe e Hefesto.




Descendência divina


Mãe

Crianças
Aega Aegipan 
Ananke ou Themis     Moiras / Fates 
  1. Atropos
  2. Clotho
  3. Lachesis
Deméter
  1. Perséfone
  2. Zagreus
Dione ou Thalassa Afrodite
Eos
  1. Ersa
  2. Carae
Eris Limos
Eurínome / Eurydome /
Eurymedusa / Euanthe
Charites / Mercês 
  1. Aglaia
  2. Eufrosina
  3. Tália
Gaia
  1. Orion
  2. Manes
Hera
  1. Ares 
  2. Eileithyia
  3. Eris
  4. Hebe 
  5. Hefesto 
Leto
  1. Apollo
  2. Artemis
Maia Hermes
Mestiço Athena 
Mnemosine
  1. Musas (original três)
    1. Aoide
    2. Melete
    3. Mneme
  2. Musas (mais tarde nove) 
    1. Calíope
    2. Clio
    3. Erato
    4. Euterpe
    5. Melpômene
    6. Polímnia
    7. Terpsícore
    8. Tália
    9. Urânia
Nêmesis Helen (possivelmente)
Perséfone
  1. Zagreus
  2. Melinoe
Selene
  1. Ersa
  2. Leão de Neméia
  3. Pandia
Tália Palici
Têmis
  1. Astraea
  2. Ninfas de Eridanos
  3. Nêmesis
  4. Horae
    1. Primeira Geração
      1. Auxo
      2. Carpo
      3. Thallo
    2. Segunda Geração
      1. Dique
      2. Eirene
      3. Eunomia
    3. Terceira geração
      1. Pherusa
      2. Euporie
      3. Orthosie
mãe Desconhecido Aletheia
mãe Desconhecido Ate
mãe Desconhecido Caerus
mãe Desconhecido Litae
mãe Desconhecido Tyche

Seu equivalente na mitologia romana era Júpiter, e na mitologia etrusca era Tinia. Já se especulou sobre uma possível ligação com Indra, divindade da mitologia hindu que também tem um raio como arma.

Zeus sempre foi considerado um deus dos fenômenos naturais, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati