19 de jun. de 2011

Nemesis - A Deusa da vingança


Na mitologia grega , Nemesis ( grega , Νέμεσις), também chamado Rhamnousia / Rhamnusia ("a deusa da Rhamnous ") em seu santuário em Rhamnous , ao norte de Maratona,foi o espírito do divino castigo contra aqueles que sucumbem a arrogância (arrogância perante o deuses).Os gregos personificada vingativo destino como uma deusa sem remorsos, a deusa da vingança. O Nemesis nome está relacionado com o grego palavra νέμειν [némein], que significa "dar o que é devido", como na palavra "economia". Os Romanos igualou o Nemesis grego com "Invidia" .



Nêmisis era a deusa do destino e da fúria divina contra os mortais que desrespeitavam leis morais e tabus. Representava a força ríspida e implacável, que não estava submetida aos ditames do Olimpo. Suas sanções tinha a intenção de deixar claro aos homens, que devido a sua condição, não poderiam ser excessivamente afortunados. Ela castigava aqueles que cometiam crimes e ficavam impunes e recompensava aqueles que sofriam injustamente ou não tinham boa sorte.



Foi Nêmesis que castigou Narciso, depois que numerosas donzelas desiludidas pelo belo jovem clamaram por vingança aos céus. Um dia, ao sair para caçar, a deusa provocou um calor tão forte que Narciso teve de aproximar-se de um arroio para beber água. Ao ver seu reflexo no espelho d'água, ficou deslumbrado com a imagem e ali ficou, contemplando-se até morrer.



Nêmesis era tão bonita e atraente quanto Afrodite e Zeus apaixonou-se por ela. Zeus a perseguiu incansávelmente tentando fazê-la sua, mas a deusa para evitar seu abraço metamoforseou-se de mil maneiras. Em uma delas, transformou em gansa, mas Zeus metamorfoseou-se de cisne e conseguiu seu intento. Do fruto dessa união, a deusa colocou um ovo que foi recolhido por pastores e entregue por eles à Leda. Esta é uma das versões da origem de Helena. Na mitologia mais recente, Nêmesis aparece como uma figura monstruosa, furiosa e sedenta por vingança. Nos tempos antigos, porém, ela era representada por uma mulher alva alada que punia todos que transgrediam as regras morais e sociais impostas por Themis, a deusa da justiça. Ao contrário das Erínias, o poder de Nêmesis não era retaliador, mas sim de restabelecimento da ordem justa, tirando a felicidade ou riqueza excessiva dadas por sua irmã Tyche. Nêmesis, em seu aspecto de Adratéia (a inevitável), era representada com uma guirlanda na cabeça, uma maçã em sua mão esquerda e um jarro na direita.



A existência de uma deusa da vingança encontra sua explicação na cosmovisão que tinham os gregos, para quem o equilíbrio era o mais importante. Quando esse se rompia, se punha em perigo a ordem das coisas, por isso era necessário o castigo para manter o mundo tal como deveria ser. Para exemplificar, temos o caso de Creso, um homem muito rico e feliz, que foi levado por Nêmesis a uma perigosa expedição onde deveria vencer Ciro. Esta ação termina a total ruína de Creso e o estabelecimento de uma nova ordem.

Um comentário:

  1. interesse de sociedades antigas,hoje acontece so que niguem percebe.meus olhos estao abertos para as coisas de deus,satanas foi contrario a tudo de deus,e que destruir a humanidade

    ResponderExcluir