26 de out. de 2011

Cernunnos



Cernunnos é a divindade misteriosa com chifres, que era adorado pelos Celtas na idade do ferro e em toda a Europa até o final do primeiro século. Pouco se sabe sobre Cernunnos, exceto seu nome e sua imagem, que aparece em muitas esculturas de pedra e outros artefatos em toda a Europa. Ele aparece coroado com chifres de veado, é muitas vezes sentado em uma posição de meditação, e é quase sempre retratado com imagens de animais selvagens. Cernunnos é um nome romano que significa "um chifrudo". Ele é freqüentemente associado com o caçador Herne, um personagem do mito popular britânico, e o "homem verde" da arquitetura européia. Invasores romanos associaram Cernunnos com o deus Mercúrio. Sua aparência foi finalmente adaptada como o diabo cristão.



É o Deus da fertilidade, natureza, vida, animais, riqueza e do submundo. Ele era adorado por toda a Gália, e seu culto espalhou-se a Grã-Bretanha também.O Deus Chifrudo é nascido no solstício de inverno, casa-se com a deusa em Beltane, e morre no solstício de verão. Ele alterna com a deusa da lua na decisão sobre a vida ea morte, dando continuidade ao ciclo de morte, renascimento e reencarnação.Às vezes era representado alimentando animais; também podia mudar de forma e aparecer como cobra, lobo ou veado.



Sua primeira representação conhecida está presente em uma gravação sobre rocha datada do século IV a.e.c. encontrada no norte da Itália. Ali ele já aparece como um ser de aspecto antropomorfo, dotado de dois chifres na cabeça e dois torques em cada braço.  (Torque uma espécie de colar torcido com as extremidades em forma de argola).

Sua imagem mais famosa é a do caldeirão de Gundestrup, um lindo recipiente de prata de 36 centímetros de altura utilizado em rituais e que foi encontrado na Jutlândia, Dinamarca, quebrado em cinco pedaços. A peça foi reconstituída para que pudesse ser admirada em toda a sua beleza. Neste caldeirão, Cernunnos senta-se com as pernas cruzadas, com um torque no pescoço e outro na mão direita e segura uma serpente com a mão esquerda. Das figuras que o acompanham, destacam-se um cervo de um lado e o que poderia ser um javali do outro lado. Também aparece um homem montado em um salmão (o peixe da sabedoria) e dois animais da mesma espécie que se enfrentam.



A estátua feita de pedra ou madeira representando o deus é considerado um objeto de proteção contra maus espíritos além de atrair boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário