18 de nov. de 2011

A Cruz de Nero - A Paz sem Cristo

A cruz de Nero, o Pé de Galinha, as Raízes de uma Árvore, dentre muitos outros nomes que esse simbolo possui e também muitos significados.




Você provavelmente deve se lembrar desse simbolo na década de 60 foi utilizado pelos hippies para simbolizar a paz, alguns diziam que significava a "paz sem religião",também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo.

Outros também falam que a cruz não possui significado místico e que este símbolo foi criado na Inglaterra, em 1958, por Gerald Holtom, para uso em campanha de desarmamento nuclear. Os rascunhos originais constam na coleção real britânica. O próprio autor cita que utilizou o quadro "Os fuzilamentos", do pintor espanhol Goya, como inspiração.

Mas a mais temida história principalmente pelos cristãos é de que ela teria sido criada pelo imperador Nero, sim Nero o imperador que se casou com a própria mãe e depois a mandou matar. Nero teria criado a cruz como forma de zombaria a cruz onde Jesus teria sido crucificado, a cruz seria invertida e possuiria os dois braços quebrados e uma ponta da qual seria colocada no chão de forma que ficaria ao contrário.



Reza a lenda onde a igreja católica sustenta a mesma teoria apesar de não ser descrita na bíblia de que Nero crucificou o apostolo de Jesus, "Pedro" com assa cruz, após várias perseguições a cristãos Nero teria acreditado em uma época que havia dizimado o cristianismo.

Sua haste horizontal quebrada para baixo e significa a derrota do Cristianismo. Usada na Idade Média com um símbolo ligado a Satanás, durante séculos foi uma representação mística.

4 comentários:

  1. Por algum tempo achava que este simbolo estava ligado a paz, mas depois que fiz algumas pesquisas me desfiz, por que paz para mim é Cristo, e sem ele não existe paz.

    ResponderExcluir
  2. Eu achava que significava paz, desenhei na porta do meu quarto

    ResponderExcluir
  3. Melhor ficar com a paz de Jesus. Esta e verdadeira e leva voce ao Pai eterno
    .

    ResponderExcluir