19 de set. de 2009

Danell Standing: O Andarilho das Estrelas

Vejam que curioso este mistério.

Reza a lenda que em 1913, saíram contrabandeados das muralhas da penitenciária de San Quentin, Califórnia, EUA, os escritos de um ex-detento, o qual lá permaneceu por 8 anos, dos quais 5 longos anos na solitária, onde passava a maior parte do tempo preso à camisa-de-força, após este longo período, como fim de sua sentença, veio a ser enforcado.

Esta seria apenas mais uma memória de um ex-prisioneiro, não fosse pelo incrível conteúdo de seus relatos.

Primeiramente um breve esclarecimento sobre quem foi Danell Standing.
Danell era um bem sucedido professor de Agronomia, na Escola de Agricultura da Universidade da Califórnia. Foi apanhado em flagrante sob a acusação de assassinato do Professor Harkell, num dos laboratórios da Mineração, os reais motivos do crime continuam desconhecidos, ou perdidos no tempo.

Na prisão, sofreu todo o tipo de perseguições e torturas, até que na solitária, preso, fraco e cheio de dores, aprendeu a controlar sua agonia e sofrimento por meio da auto-hipnose, um método que aprendeu dentro da própria prisão.

Através da auto-hipnose, Danell Standing não só permanecia num estado de aparente "coma", como os médicos da prisão relataram, mas aprendeu o que os parapsicólogos chamam de desdobramento, ou segundo os místicos, viagem astral. Por meio deste estado induzido, diz-se que Danell foi capaz de "vivenciar" ou "lembrar" suas encarnações passadas.

Em suas memórias, descreveu muitas historias, mas uma em especial, chama a atenção.

Em seus relatos, Danell descreve uma existência anterior como um marinheiro americano, de nome Daniel Foss. Ele conta que partiu do porto da Filadélfia em 1809, com destino às Ilhas da Amizade.

Seu navio naufragou no dia 25 de novembro de 1809. Ele foi o único sobrevivente,que teria vivido 8 anos isolado numa ilha se alimentando somente de carne de foca, até ser resgatado.

Em seu poder, havia um canivete e um remo, no qual talhava com um marco, o fim de cada semana que ali passava. Neste remo, talhou também, segundo Danell, os seguintes dizeres:

corvosdemalta.blogspot.com
"Serve esta para informará pessoa em cujas
mãos este Remo vier a cair que DANIEL
FOSS, natural de Elkton, Maryland, um
dos Estados Unidos da América do Norte, e
que zarpou do porto da Filadélfia em 1809
a bordo do brigue NEGOTIATOR rumo às
Ilhas da Amizade, foi lançado nesta ilha
desolada em fevereiro do ano seguinte e ali
erigiu uma cabana e viveu inúmeros anos,
subsistindo com carne de foca – sendo ele
o último sobrevivente da tripulação do dito
brigue, que colidiu com uma ilha de gelo e
naufragou aos 25 de novembro de 1809."


Danell Standing, após a "lembrança" desta vida, conseguiu, por intermédio do encarregado-chefe da prisão, o qual havia sido também prisioneiro e seu ex-vizinho de cela na solitária, enviar uma carta ao curador do Museu da Filadélfia, argüindo sobre o remo em questão, pois quando salvo, Daniel doou o remo ao Museu.

Incrivelmente o curador do museu teria respondido com um carta que segue transcrita abaixo:
...
...
"É verdade que existe aqui um remo como V.Sa. descreveu.
Mas poucas pessoas sabem de sua existência, pois o mesmo não está em exibição ao público.
Na verdade, e já ocupo este cargo há dezoito anos, eu próprio não sabia de sua existência.
Mas, consultando nossos antigos registros, descobri que tal remo foi-nos doado por um certo Daniel Foss, de Elkton, Maryland, no ano de 1821.
Não foi senão depois de longa busca que encontramos o remo, numa sala de madeirames diversos num sótão em desuso. As chanfraduras e o relato estão entalhadosno remo, exatamente do modo descrito por V.Sa..
Está também em nossos arquivos um livreto, doado na mesma época, escrito pelo dito Daniel Foss e impresso em Boston pela firma N. Coverly, Jr.Esse livreto descreve oito anos da vida de um náufrago numa ilha deserta.
É evidente que esse marinheiro, em sua velhice e passando necessidades, fez circular o dito livreto entre as almas caridosas.
Tenho muita curiosidade em saber como V.Sa. tomou conhecimento desse remo, cuja existência nós, do Museu, ignorávamos. Estarei correto em presumir que V.Sa. teria lido esse relato em algum documento posteriormente publicado por esse DanielFoss?
Terei a maior satisfação em receber quaisquer informações sobre o assunto e comunico a V.Sa. que estou tomando providências imediatas para recolocar o remo e o livreto em exibição.

Sem mais, firmo-me mui atenciosamente,

Hosea Salsburt "
corvosdemalta.blogspot.com
...
Anos mais tarde ao fato, embora fosse um cético, Jack London, mestre norte-americano da ficção, absorveu a rica experiência de Danell Standing e se propôs a narrar um dos mais instigantes e envolventes romances de todos os tempos no livro [Star Rover] O Andarilho Das Estrela,(imagem que ilustra o post).
...
Se é verdade ou não, nunca saberemos, mas trata-se é uma história curiosíssima, e aos que quiserem saber mais encontrei