10 de ago. de 2009

Alá

Alá ou Allah (em árabe الله Imagem:Ltspkr.png pronúncia ajuda · ficheiro · ouvir no browser, allāh, "O Deus", "A Divindade"), é a designação do Deus único do islamismo no idioma árabe. O termo também é utilizado pelos cristãos do mundo árabe e de outros países com populações de maioria islâmica para se referir ao Deus único do cristianismo. A palavra tem a mesma raiz de el, um dos termos que designam o Deus único na Biblia e que forma o sufixo de numerosos nomes próprios de origem hebraica ou aramaica como Daniel, Rafael, Miguel, Gabriel e inclusive Abdallāh ("servo de Deus") com referência ao termo Allah que também designava, antes mesmo do Islão, o deus único do panteão em Meca.[carece de fontes?] Pensa-se erroneamente que Alá seja o nome próprio de um deus particular dos muçulmanos; no entanto, o termo é utilizado também pelos cristãos e judeus de língua árabe ao se referirem ao Deus de suas religiões. A palavra é uma contracção de Al-ilāh, isto é, "O Deus", e sua tradução correta é "Deus",com maiúscula, posto que se refere ao Deus único. A palavra "deus", que se refere a qualquer outra divindade, é ilāh (ﺇﻟﻪ), no plural ilāhāt (ﺇﻟﻬﺎﺕ).

Diferentemente do que cristão e judeus, os muçulmanos não atribuem atributos humanos a Deus, afirmando sua unidade. Dentre esses atributos, existem 99 atributos de Allah mencionados no Alcorão, os quais muitos podem ser também atribuídos a humanos, porém, nota-se que é utilizado o artigo "al" (que significado "o ...") do árabe para cada atributo, afirmando novamente a unicidade de Deus, tais como "O Clemente" (Al-Rahmān), "O Querido" (Al-'Azīz), "O Criador" (Al-Khāliq), entre outros. O conjunto desses noventa e nove nomes de Alá recebe em árabe o nome de al-asmā' al-husnà ("os melhores nomes"). Algumas tradições afirmam que existe um centésimo nome, dessas, muitas acreditam que o centésimo seja o próprio nome de Deus, ou seja, Allah.

Utilização pré-islâmica


Na Arábia pré-islâmica, o termo foi usado pelos naturais de Mecca para referirem-se a divindade criadora, possivelmente a divindade suprema, porém, Deus não era a única divindade de adoração. Os mecanos consideravam que existia uma espécie de parentesco entre Deus e os gênios, bem como associavam filhos e parceiros a Deus.
A palavra Alá está na origem de algumas palavras do espanhol e do português como "ojalá"/"oxalá" (w[a] shā-llāh, "queira Deus"), "olé" (w[a]-llāh, "por Deus") e "hala" (yā-llāh, "oh, Deus").