13 de ago. de 2009

Jano

Jano (em latim Janus) foi um deus romano que deu origem ao nome do mês de Janeiro. Era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, representando os términos e os começos, o passado e o futuro. De fato, era o responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava, e toda porta se volta para dois lados diferentes. Existem, no entanto, em alguns locais, representações daquele deus com quatro faces. Em seu templo, as portas principais ficavam abertas em tempos de guerra e eram fechadas em tempos de paz. De acordo com tradição só foram fechadas duas vezes na história — uma no reinado de Numa e outra no de Augusto. Os romanos associavam Janus com a divindade etrusca Ani.

Curiosidades

No clássico jogo de RPG,Chrono Trigger, há uma personagem chamado Janus. A alusão feita em relação ao nome da personagem e do Deus romano, é a de que assim como o Deus Janus, a personagem deste clássico RPG também vive simultaneamente no passado e no futuro. Quando criança, Janus vive no passado, até que é transportado para o futuro, e passa a existir em dois tempos diferentes.

Às vezes há o equivoco de que o Janus de Chrono Trigger seria capaz de prever o futuro, mas isto na verdade se deve ao fato de ele ter retornado ao seu passado, depois de adulto. Como já havia vivido aquele momento, se faz passar por um profeta, quando na verdade ele só tinha conhecimento dos acontecimentos devido ao fato de já ter vivido tudo aquilo.