17 de ago. de 2009

Mahabali

A lenda do rei Mahabali (mahābali) ou Māvēli(como ele é conhecido localmente na sua terra natal) é a mais popular e a mais fascinante de todas as lendas de Onam. Onam celebrava a visita do rei Mahabali, um antigo rei Dravida ao estado de Kerala todo o ano. O festival é celebrado com fervor dado que o rei Mahabali era muito respeitado pelo seus vassalos. Popularmente Mahabali era chamado de Maveli e Onathappan. Acredita-se ter sido ele um regente do sul da Índia vários milênios antes da era Ramayana e seu império se estendia desde Vindhyas ao norte se estendendo para o sul.


Reino do rei Mahabali


A lenda diz que o lindo estado de Kerala era a capital do rei Asura (demônio), Mahabali. O rei era muito respeitado no seu reino e era conhecido por sua sabedoria, ponderação e extrema generosidade. Dizem que Kerala testemunhou sua era dourada no reino do rei Mahabali. Todos estavam felizes no reino, não havia discriminação com base na classe ou castas. Ricos e pobres eram tratados equalitamente. Não havia crime, nem corrupção. O povo não trancava as suas portas, pois não havia ladrões no reino. Não havia nem pobreza, tristeza ou doença no reino do rei Mahabali e todos eram felizes e contentes.


Breve história do rei Mahabali


Podia se notar que Mahabali era filho de Veerochana e neto de Prahlad, o filho devoto do rei Hiranyakashipu. Mahabali pertenceu a dinastia Asura (demônio). Sua bravura e força de caracter concederam a ele o título de "Mahabali Chakravathy" ou Mahabali - O Grande Penitente.

Desafios dos Devas

Preocupados com o crescimento da popularidade e fama do rei Mahabali os Devas tornaram-se extremamente preocupados e invejosos. Eles se sentiram ameaçados na sua supremacia e começaram a achar uma estratégia para se livrar do dilema.

Para reduzir o crescimento do Mahabali e manter a sua própria supremacia, Aditi, a mãe dos deuses procurou ajuda de Vishnu (o preservador da trindade Hindu) a quem Mahabali adorava.

Dizia-se que Mahabali era muito generoso e caridoso. Se alguém se aproximasse dele pedindo ajuda ou solicitando algo ele sempre consentia. Para testar o rei, Vishnu se disfarçou como um garoto pobre e Brahmin chamado Vamana. Ele foi até o reino de Mahabali, exatamente após ter realizado suas orações e se preparar para conceder dádivas aos Brahmins.

Vishnu se volta para o avatar Vamana

Disfarçado como Vamana, Vishnu diz que ele era um pobre Brâmane e pediu um pedaço de terra. O generoso rei disse que ele poderia ter tanta terra quanto quisesse. O Brâmane disse que ele queria apenas a terra que ele próprio pudesse cobrir com três passos. O rei ficou surpreso ao ouvir este humilde pedido, e insistiu que o garoto pedisse mais. Mas o brâmane novamente disse que queria apenas a terra que se estendesse sob três dos seus passos. Assim Mahabali concordou.

No momento que o rei Mahabali concordou em conceder a terra, Vamana começou a crescer e eventualmente acabou ficando com dimensões cósmicas. Com seu primeiro passo o garoto cobriu toda a terra e com o segundo os céus. E então ele perguntou ao rei Mahabali onde ele poderia dar o terceiro passo.

O rei percebeu que ele não era um ordinário Brâmane e seus três passos destruiriam a terra. Mahabali, com as mãos postas, inclinou-se perante Vamana e pediu para ele desse seu último passo sobre a sua cabeça para que assim ele pudesse manter a sua promessa. O Brahmin colocou seu pé sobre a cabeça do rei, e o levou para o patala, o mundo subterrâneo.

O rei Mahabali pede para visitar Kerala

O rei era muito ligado ao seu reino e seu povo, ele pediu para que fosse permitido visitar Kerala uma vez ao ano. Vishnu concedeu seu desejo.