No panteão asteca é denominada Teteo Innan ("A avó dos deuses"): é a deusa da lua cheia, das imundices, do pecado. No solo Tlaxcalteca é A Avó dos Deuses, dos Temazcales, os Téxteis e a Saude.

Para os astecas, dominava o décimo quarto dia do calendário religioso, enquanto deusa da fertilidade é identificada e e adota os traços da deusa Tóci, sobretudo no transcurso da festa do undécimo mês do ano asteca Ochpaniztli ou a grande varredura. Sahagún descreve os ritos que faziam com a vítima seleta e o esfolamento final desta para bajular a nossa avó Tóci.

Noemi Quezada, situa-a como deusa do prazer sensual, já que ao ser a padroeira dos tecedores, as ocupações associadas (fiandeira e tecedora) evocam o movimento sexual mesmo que tem de ser feito com arte ou ponto de vista de artista.

Seu ichcaxochitl ou venda de algodão sem fiar bem como o seu tlaxapochtli são símbolos do feminino e do pecado, o coito e o comércio carnal.

Os hinos a ela estão cheios de nahuatlatolli ou vocábulos esquisitos e que nunca se ouvem na linguagem corrente:

Nyman no cecemmani oaltemo in tlalticpac
Quioalcui, quioaltemoa in malacatl in tzotzopaztli,
in tanatli, in ixquichcioatlalquitl quioaltemoa…

Logo espalhavam-se e descendiam cá à terra
E buscavam fusos para fiar, e lançadeiras para tecer, e petaquinhas e
Todas as outras joias que são para tecer e lavrar… (Jesús Oropeza Hidalgo, Santa Ana de Mis Recuerdos)

No calendário náuatle quem nascia no dia xóchitl era predestinado a ser uma pessoa muito boa que se auto-sacrifica pela felicidade dos demais. Seu santuário principal situava-se na hoje cidade de Santa Ana Chiautempan, Tlaxcala. A concepção pictográfica da Deusa é obra de Desiderio Hernández Xochitiotzin, a pedido de Miguel Angel Meneses Ordoñez, cuja assinatura aparece no tocado da deusa de maneira quase imperceptível, e a do seu autor ao calce, a primeira vez que é usado esta imagem pitográfica de jeito oficial é durante o governo municipal do Lic. René Lima Solís como prefeito de Chiautempan, e foi usada posteriormente por diversos historiadores e estudiosos do mundo náuatle. Assim mesmo, o Teocalli da Deusa Tóci, localizava-se no que hoje é conhecido como o Convento Franciscano de Nossa Senhora de Los Ángeles, baseado em Frei Bernardino de Sahagún e Frei Juan de Torquemada (Parente do Inquisidor Frei Tomás de Torquemada) nas suas obras "Historia de las Cosas de la Nueva España" e "Monarquía India", respectivamente, além de que também se amostra tal templo no mapa de Chiautempan, que data de 1557, feito pelo Tlacuilo Valeriano Axoco.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati