16 de ago. de 2009

Vixnu

Na mitologia hindu, Vixnu (em hindi, विष्‍ण, transl. Vishnu, da raiz sânscrita vishva, "tudo"), juntamente com Shiva e Brahma formam a Trimurti, a Trindade Hindu, na qual Vixnu é o deus responsável pela manutenção do universo.

Nas duas representações comuns de Vixnu, ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado.

A concha se chama Pantchdjanya, que têm nela todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o Om

O disco, ou roda de energia de Vixnu, se chama Sudarshana, e representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.

O Lótus de Vixnu, se chama Padma, e é o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão.

O cajado de Vixnu, se chama Kaumodaki, ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.

Segundo o hinduísmo, Vixnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vixnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Críxena (Krishna) os mais conhecidos - e outro ainda está por vir. São eles:

* Matsya, o Peixe;
* Kurma, a Tartaruga;
* Varaha, o Javali;
* Narasimha, o Homem-Leão;
* Vamana, o Anão;
* Parashurama, o Homem com o machado;
* Rama
* Críxena (Krishna)
* Buda, o Iluminado (Sidarta Gautama)
* Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.

A esposa de Vixnu é a deusa Lakshmi, deusa da prosperidade e sorte, que o acompanha, encarnado na terra, como esposa de seus avatares. Seu veículo é Garuda, a águia gigante. Vixnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que flutua sobre as águas. Ele é representado ao lado de uma Serpente com muitas cabeças, já mencionada anteriormente. Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo.
Outros nomes de Vixnu

Há uma famosa prece hindu denominada Vixnusahastanama-stotra, ou "Os mil nomes de Vixnu". Os nomes derivam dos atributos do deus. Esses são alguns dos principais:

* Acyutah (firme, permanente)
* Ananta (sem fim, eterno, infinito)
* Kesava (de cabelo abundante e belo)
* Narayana (o que está sobre a água)
* Madhava (relacionado à primavera)
* Govinda (chefe dos pastores: um nome de Krishna)
* Madhusudanah (aquele que destrói o demônio Madhu)
* Trivikrama
* Vamana (anão)
* Aridhara
* Hrsikeshah
* Padmanabha (de cujo umbigo brota o lótus que contém Brama)
* Damodara (um nome de Krishna)
* Gopala (pastor: refere-se a Krishna)
* Janardanah
* Vāsudeva (filho de Vasudeva: refere-se a Krishna)
* Anantasayana
* Sriman
* Srinivasa