10 de ago. de 2009

Mafdet

Mafdet era uma deusa da mitologia egípcia associada à justiça e ao poder real. O seu nome significa provavelmente "a corredora".

Era representada como um animal (que ainda não foi possível identificar, sendo talvez uma pantera, lince ou mangusto) que subia por um bastão curvado na parte superior que tinha uma corda e uma lâmina. Este instrumento era usada na aplicação da justiça, estando assim Mafdet ligada ao aspecto punitivo da justiça.

É uma deusa bastante antiga, que já era adorada no tempo da I Dinastia (Época Tinita). Nos Textos das Pirâmides (meados do III milénio a.C.), assassina com as suas garras a serpente Apofis. Acreditava-se que a deusa combatia os escorpiões e as serpentes com as suas garras afiadas. Para além deste aspecto feroz, Mafdet tinha igualmente um lado benéfico, sendo invocada para afastar as picadas dos escorpiões e das serpentes. Era por isso chamada de "Senhora da Casa da Vida", uma referência ao local onde se curavam os doentes no Antigo Egipto. A deusa era também encarada como protectora do faraó.