História
Originária da cidade de Nekheb no Alto Egipto, a actual El-Kab (o nome da deusa significa "Aquela de Nekheb"). Quando esta cidade se uniu à cidade próxima de Nekhen, tornou-se a deusa tutelar desta última cidade. Adquiriu também o papel de deusa de todo o Alto Egipto e era também uma das deusas protectoras da realeza egípcia.
Poderes
A deusa protegia os nascimentos, em especial o nascimento dos reis. Junto com Uadjit poderia ser representada no toucado dos faraós, acreditando-se que estas poderiam repelir os inimigos do soberano.
Iconografia
Era representada como um abutre, como uma mulher com cabeça de abutre ou como uma mulher com a coroa branca do Alto Egipto (hedjet). Mais frequentemente figurava como um abutre que usa a coroa branca, agarrando com as suas patas o ceptro uas ou o anel chen. Surge muitas vezes ao lado da deusa Uadjit, padroeira do Baixo Egipto. Entre os vários epítetos utilizados para se referir à deusa encontram-se "Regente das Duas Terras" (o Alto e o Baixo Egipto) ou "Senhora dos Céus".