4 de ago. de 2009

Pazuzu


Na mitologia suméria, Pazuzu era o rei dos demônios do vento, filho do deus Hanbi. Ele também representava o vento sudoeste, que trazia as tempestades e a estiagem.

Iconografia

Pazuzu é frequentemente representado por uma criatura de corpo humano, mas com a cabeça de um leão ou cachorro, garras em vez de pés, um par de asas e a cauda de um escorpião. Normalmente essas representações vêm com a mão direita levantada e a esquerda abaixada, representando vida e morte, criação e destruição.

Mitologia

Pazuzu era conhecido por trazer a estiagem e a fome nas estações secas e as pragas nas estações chuvosas. Pazuzu era invocado em amuletos para lutar contra o deus maligno Lamashtu, um demônio feminino que se alimentava das crianças recém-nascidas e que acreditava-se ser o responsável por prejudicar a mãe durante o parto.

Cultura popular

Foi associado ao demônio da série de filmes "O Exorcista". Aparece também no game Devil May Cry com o nome de Beowulf

Apareceu no clipe da banda Gorillaz - Rock It, enquanto a banda rodea o seu próprio estúdio, Kong Studios, que tem uma estatueta do Pazuzu na frente.

Fez uma participação na série animada Futurama exibida no canal FOX no espisódio "VOLTANDO NO TEMPO" (Teenage Mutant Leela's Hurdles) #409. No episódio, Pazuzu, surge como um suposto animal de estimação do Professor, que lhe salva a vida. Data de Exibição EUA: 30 de março de 2003. Data de Exibição BRASIL: 24 de agosto de 2003