20 de jul. de 2009

Anúbis - deus dos mortos


Anúbis deus funerário mais importante, deus da morte, filho de Osíris com Néftis, e pai de Kebechet, também dito senhor do submundo, também considerado deus do embalsamento, era extremamente proibido, fazer uma mumificação sem antes fazer um tributo a Anúbis, ele era guardião das necrópoles e das tumbas, muitos diziam, que julgava os mortos, mas este trabalho era cargo de seu pai Osíris.
O nascimento de Anúbis é um pouco interessante, Néftis brigou com seu marido e irmão Seth, e assim Néftis se transformou em Ísis e Osíris, pensando ser sua mulher transou com Néftis, assim Néftis engravidou e dessa relação nasceu Anúbis.
Durante os rituais de mumificação seus sacerdotes usavam mascaras de chacais em honra ao deus, Anúbis provavelmente tem a essa cabeça de chacal pelo que os chacais habitavam os cemitérios, assim achando ser um símbolo de Anúbis.
Em uma parte do livro dos mortos está escrito exatamente como era a devoção por Anúbis: "Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."