20 de jul. de 2009

Hefesto - O ferreiro dos deuses, senhor dos metais

Hefesto é o deus do fogo, dos metais e da forja. Todos o conheciam como o ferreiro dos deuses, Hefesto foi responsavel por várias obras com a Égide escudo usado por Zeus, que Zeus utilizou em sua batalha contra os Titãs, construiu também um belo e maravilhoso castelo feito de bronze para ele mesmo, repleto de servos mecânicos e também de suas forjas ele criou Pandora a primeira mulher mortal.
Hefesto era filho de Zeus com Hera, se casou com a deusa Afrodite do amor e da beleza, porém ela sempre lhe foi infiel, tendo vários amantes entre eles mortais e deuses. Hefesto detestatava seu irmão Ares deus da guerra, alguns dizem que Afrodite amava Hefesto de verdade, e suas traições era para lhe causar cíumes sendo uma das faces do amor, mas mesmo assim ele se divorciou e se casou as Cárites que são as deusas da dança seguidoras de Afrodite, as Cárites eram: Aglaia (a claridade), Tália (a que faz brotar flores) e Eufrosina (o sentido da alegria).
Hefesto foi expulso do monte Olimpo por sua mãe Hera, por ter um problema na perna, ou seja ele era coxo, Zeus irritado de tanto que Hera reclamava sobre Hefesto e também seu outro filho Hércules, pegou Hefesto pelo pé e o jogou do monte Olimpo, desta maneira condenando a viver sobre a Terra, Hefesto aqui na Terra construiu sua oficina na ilha Lemno.