3 de jul. de 2009

Isonade

Isonade
磯撫(いそなで) 矶抚(いそなで)
Beach Stroker Praia Stroker
other names: Outros nomes:

Este enorme peixe, cujo nome significa "praia stroker", apareceu pela primeira vez em 1841 ilustrou Shunsen Takehara da coleção de histórias, o Tōsanjn Yawa.E nele descrito da seguinte forma:

"Em mar aberto de Matsura, em Hizen *, quando o vento norte sopra violentamente, sem deixar o peixe chamado isonade parece rasgar no oceano.Se um barco esta por perto, neste momento, este peixe usa sua cauda para arrastar as pessoas do barco para o mar, onde vai devora-los. Na forma, é um peixe semelhante a um grande tubarão **. Em sua cauda como ganchos de ferro crescem na parte trás. O caso de um sacerdote viaja a ser tomadas por um crocodilo no litoral de Hotte, em Buzen †, A coisa que aparece na Honzō iko como o kyokōgaku (gigante boca de crocodilo) também é dito ser esta isonade. Portanto, deve ter um cuidado enquanto viajar sobre o mar daquela região."

Uma conta do isonade também foi gravado em uma coleção de folclore de Mie, publicado em 1960 pela Universidade Kokugakuin. Aqui o isonade é descrito como um tubarão com uma longa cauda, que parece à beira do mar. Quando as pessoas são encontradas mortas na praia, é dito que eram "abatidos" por isonade.

** Embora este carácter actualmente significa "esturjão", sua leitura é dado como "fuka" ou "tubarão".

† Agora na província de Fukuoka.stroked