3 de jul. de 2009

Kijimunā

Kijimunā
キジムナア キジムナア
Okinawan ispírito das Árvores
outros nomes: Bungaya

Na ilha de Okinawa banyans são chamados de gajumaru, sem dúvida árvores especiais porque elas dizem ser habitadas pelos kijimunā - mauzinho, fada-como espíritos que são facilmente a mais conhecida
criaturas em no folclore de Okinawan.
Eles tem o tamanho e a forma de um menino, e como tantas criaturas do folclore asiático, têm cabelos ruivos, que podem ou não cobrir os seus corpos.


Também como muitos outros yōkai, o kijimunā estão associados com misteriosos incêndios. são vistos vagando ao longo das praias e margens acompanhados de fantasmagóricas chamas e, por vezes, eles tentam roubar lanternas de papel e saem fugido.


Enquanto eles são espíritos árvores, o kijimunā são hábeis pescadores, apesar de que eles são pequenas criaturas que irão comer muitas vezes apenas um dos olhos de um peixe antes e esquecendo o resto. Ainda gostam de travessuras, eles são inocentes e amigáveis e muitas vezes, ajudam os seres humanos, ajudando-os com sua pesca e por vezes, tornando-os ricos. Estas relações viram amargas facilmente, porém muitas vezes termo com o homem dirigindo o kijimunā acabam com a uma coisa que absolutamente não pode - são protetores do humilde polvo.