20 de jul. de 2009

Seker - "o que está encerrado"

Seker é um deus misterioso, não se sabe ao certo quem são seus pais, seus poderes ou do que ele é deus, dizem que ele é a reencarnação de Osíris depois de morto, então seria filho de Nut e Geb, assim como Osíris, Seker vive em Imhet (a terra dos mortos), mas em vez de julgar os mortos ele simplesmente guardava o portão assim como Cerberus (mitologia grega), enquanto ele fica em seu posto impedindo que os mortos saiam ele se alimenta do coração dos defuntos.
Seker foi muito confudindo com o deus Ptah, afinal os dois eram mostrados mumificados segurando um cajado e os dois eram deuses construtores, Ptah criava construções em pedra e argila, mas Seker
criava os ossos dos soberanos e também os perfumes utilizados em cerimônias divinas e os dois eram deuses que protegiam os artesões, mas acabaram se fundido criando o deus Ptah-Seker. Seker tinha um barco chamado Henu, que era formado de alguns ossos de sacerdotes, sua proa tinha o formato de um crânio de um antílope e sua popa tinham 3 pares de pequenos remos. Por ser consideradoreencarnação de Osíris acabou se fundido mais uma vez formando o deus Ptah-Seker-Osíris. Seu nome Seker significa "o que está encerrado", assim como tinha uma versão feminina chamada Sokaret, provavelmente teria a deusa Sekhmet como consorte.