4 de jul. de 2009

Tenjōname

Tenjōname
天井甞,天井尝,天井舐め(てんじょうなめ)
Ceiling-licker

Uma criatura que aparece no Toriyama Sekien do Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro. Ele tem uma cabeça e uma brutal antropóide corpo coberto de papel estralhos, ela lambe o teto de uma casa com a sua longa língua. Sekien dá a seguinte explicação:


"Dizem que a altura do teto devora a luz das lâmpadas quando o inverno é frio, mas não é devido ao projeco da casa. Verdadeiramente, a obras realizadas por esta aparição, tem um arrepio, eu não vi isso em um sonho."

Neste último dos Sekien's livros dos monstros, há muitas referências feitas à Yoshida Kenko da Tsurezuregusa, esta página e, em particular, tem sido associada a uma parte do bloco de 55 de Kenko de trabalho, que se lê:

"Quanto à altura do teto e grande, no inverno frio, a luz da lâmpada é escura"

As casas desta época foram feitas com tetos altos para se manter frescas no Verão, mas no inverno noites eles criaram um espaço sombrio que a fraca luz de candeiros de óleo não alcançam. Muito escuro como o espaço em armários e camas são o reino de monstros para crianças de todo o mundo, os japoneses consideram o teto escuro e espaços similares a fronteira entre a casa e o mundo espiritual. Então, apropriadamente, Sekien implica que as trevas do limite não é apenas devido à sua altura, mas é ativamente criado pelos tenjōname

Moderna yōkai livros descrevem o tenjōname frequentemente como a causa das manchas sobre as partes mais altas das casas antigas, mas essa explicação parece ter aparecido pela primeira vez em Fujisawa Morihiko da Yōkai Gadan Zenshū