4 de jul. de 2009

Ushi-oni

No folclore do Japão, o ushi-oni (牛鬼, iluminado. "Ogro boi"), ou gyūki, é o nome de diversas criaturas que tem chifres bovinos na cabeça.

O mais famoso é um monstro marinho com um chifre na cabeça como o de um touro ou um oni, e um corpo como o de um gigantesco caranguejo ou aranha que dizem que vive no sul do Mar do Japão, de Shimane através do Norte Kyuushuu, e quem devora aqueles que não tem sorte o suficiente para fugir de serem capturados na praia.

Este ushi-oni parece estar ligado a outro monstro chamado de Nure-Onna, que por vezes parece antes de um ushi oni- fazer ataque e truques a vítima.

Outro famoso ushi-oni aparece como um símbolo de proteção Ushi-oni-Matsuri, que se realiza em finais de Julho, em Uwajima cidade de Ehime. Algo como o dragão chinês bailarinos em uma festa de Ano Novo, este ushi-oni é representado com uma enorme, e múltiplas pessoa de trajes com um pano e um corpo esculpido, de cabeça pintada ,realizada mediante um pólo. Tem uma espada na forma de um rabo, e é usado para afastar os maus espíritos.

Ushi-oni ilustrado por Toriyama Sekien.Yet outro ushi-oni é descrito como uma estátua em razão da Negoroji templo em Takamatsu, Kagawa Prefeitura. É um monstro bipodal com enormes presas, dinamizado pulsos, e membranas como uma árvore esquilo.Um sinal perto,explica que esta criatura esta aterrorizando a área cerca de quatrocentos anos atrás,um Ushi-oni foi morto por um arqueiro qualificado pelo nome de Yamada Kurando Takakiyo (山田蔵人高清). Dedicou seus chifres ao templo, e eles ainda podem ser vistos até hoje.

Outros ushi-oni como o de água doce gyuki de Shikoku ou o bizarro ushi-oni aterrorizado Negoro que também aparecem na famosa antiga literatura, como o décimo-Sei Shonagon do século, e no Taiheiki do século XIV.