28 de jun. de 2009

Herensuge

Descrição

Herensuge é normalmente descrito como uma serpente ou um dragão, com sete ou uma cabeça.

Histórias

Nas histórias em que viveu na cordilheira dos Ahuski, a sua respiração Herensuge utiliza para atrair o gado que pasta na área.Quando se viveu em Aralar, em Muragain e em Pena de Orduña, é alimentado com carne humana. Nas histórias contadas em Ezpeleta, quando fazem o sua sétima cabeça que explode em chamas e voa rapidamente em direção a região de Itxasgorrieta "região do mar vermelho", no Ocidente, onde se afunda. Ela produz um ruído assustador quando ele voa pelo ar. Em Alzay, dizem que um filho do castelo de Zaro (hoje em ruínas) é envenenado. Então, a serpente envolvida em chamas, voou para o oceano, as pontas das árvores da floresta de Itze "Arbailles" foram cortadas com sua cauda uma vez que voou sobre elas. Em Mondragón, houve um ferreiro que matou-o com uma barra de ferro que ele tinha previamente feito muito quente em sua forja.Segundo a lenda de Orduña, havia um anjo que cortou a cabeça de um herensuge . A lenda do Teodosio de Goñi é mais explícita, explicando com detalhe como San Miguel pos fim à serpente de Aralar.

Os temas relativos a Herensuge deu origem à formação de várias histórias populares que foram repercutidas por alguns escritores, tais como Chao em sua descrição A serpente do Valdextre ( "Biarritz entre os Pirenéus eo mar", p. 176 Bayonne) e Juan Delmas em seu histórico-descritiva Guia do viajante no Señorío de Vizcaya (Bilbau, 1864). Alguns dos temas centrados em torno de ter este espírito com as de Sugaar ou Sugoi, um outro espíritos que adotam a forma de uma serpente. Em certos casos, parece que os do Herensuge tem substituído os outros espíritos porque têm um ar de uma tradição mais antiga no país.

No entanto, há uma lenda cristã na qual certo Navarrese cavaleiro, Teodosio de Goñi, embora fazendo penitência para duplo parricídio no Aralar Gama tem de salvar uma mulher que havia sido dado como resgate para o dragão. Quando as cadeias que amarram seus tornozelos foram mordidos pelo dragão, e ele não vê qualquer forma de derrotá-lo, o cavaleiro reza a São Miguel para salvá-lo. No Céu, o arcanjo é notificado: "Michael, que te chamam na Terra", mas ele responde: "Meu Senhor, não vou a essa luta sem Você". Finalmente, o arcanjo, com Deus sobre a cabeça dele aparece e corta a cabeça do dragão, liberando a partir de suas cadeias Teodosio e termina a sua penitência.

Esta lenda está especificamente associada ao mosteiro de San Miguel de Aralar. Ela tem sido interpretada no sentido de justificar a romper com a religião e os costumes dos bascos Pagan e adota cristianismo e, especificamente, a veneração de São Miguel. Quanto ao resto, é muito semelhante a outros países europeus lendas de cavaleiros e dragões, de que é certamente uma adaptação local.