30 de jun. de 2009

Tarasque

No sul da França, perto da cidade de Nerluc ( "Lago Negro"), nas margens do rio Rhône, ao norte de seu antigo pantanoso delta, entre Avignon e Arles, vivia um grande monstro chamado de Tarasque, tinha quatro patas com uma enorme carapaça em suas costas, com pontas, terminando em uma ponta na cauda que parecia uma flecha (Shuker, dragons, p.100-103). O Nerlucians tentou matar o Tarasque com uma lança e arremessado pedras a partir de doze catapultas, mas não era possivel fazer um impacto sobre ele.

Descrição

O Tarasque com o corpo semelhante ao de um boi cargo e com pernas pernas com enormes garras que pareciam a de um urso. Suas costas eram como uma tartaruga com escudos foram que foram cobertos com pontas curvas, enquanto o resto de seu tronco foi blindado estreitamente com sobreposição escalas. possuia uma a cauda longa e curva como a de um escorpião, e cabeça como a de um leão (o que exclui um crocodilo), mas orelhas de um cavalo e uma expressão como a de um velho amargo.De acordo com Jacques De Voragine em "The Golden Legend" (cerca de 1255, foi "um dragão, haif animal, halffish, mais amplo do que um boi, mais do que um cavalo, e com os dentes que pareciam espadas, o tamanho dos chifres, que suportavam um escudo em ambos os lados ".


História

Provençal tradição cristã que reconta Martha, Marie-Magdeiene, Lázaro e outros santos (bem como catorze bispos) foram jogados em um barco aberto, sem velas ou remos em 50 Palestina, disse que estavam a ter desembarcado na Camargue cerca de 48 dC. Martha subiu e chegou a Rhône Tarascon onde um monstro horrível vivia em um lado do rio, o Tarasque. Ao ser implorastes pelo povo de Tarascon, Santa Martha capturou o monstro e entregou para eles, ela rasgou em pedaços e em seguida foram convertidas para a nova religião. Santa Martha liquidada em Tarascon, onde morreu em 68 dC.As relíquias de Santa Martha estavam escondidos para evitar a fúria destruidora dos Sarracenos. Em 1199, uma bela igreja românica foi consagrada em seu nome.Muitos fervorosos peregrinos vieram para rezar antes do túmulo do Santo, e foi, portanto, muito naturalmente que mosteiros, as casas de oração e meditação, cresceram nesta área.