20 de jul. de 2009

Hathor - deusa das mulheres

Hathor era deusa das mulheres, do céu, do amor, da alegria, do vinho, da dança, da fertilidade e da necrópole de Tebas, ela era mãe adotiva de Hórus dando alimento a ele enquanto Ísis escondia ele de Set, Hathor era conhecida como a dama da embriaguez e por isso muito celebrada em festas.
Hathor era conhecida como uma deusa muito poderosa sendo que o faraó era reconhecido como filho de Hathor ou seu consorte, Hathor é personificação das forças benéficas do céu, depois de Ísis é a deusa mais venerada no Egito.
Hathor depois de Hórus estar maior foi reconhecida, como amante de Hórus, as mulheres solteiras oravam a Hathor para enfeitiçar seus espelhos de metal (pois acreditavam que era uma maneira de seduzir os homens).
Hathor se disfarçava de várias formas todas muito parecidas, uma era como uma mulher com chifres na cabeça portando o disco solar, outra era como uma mulher com orelhas de vaca, também como uma mulher com cabeça de vaca portando o disco solar, ou como uma vaca com o disco solar e plumas nos chifres.