28 de jun. de 2009

Basajaun


Na mitologia basca, a basajaun (plural: basajaunak, fem: basajere) eram uma antiga raça humana da stout, peludos gigantes que foram construtores e tornaram-se conhecidos como rurais Geniès. Basajaun significa "Senhor dos Bosques".

Descrição

O Basajaun tinha cerca de 2 a 3 metros de altura. Ele é representado por vezes como sendo horrível, dotado de enorme força e agilidade extraordinárias. Ele tem um corpo de altura, de forma humana, que é coberto em cabelo escuro avermelhado. Sua longa cabeleira que vai ate joelhos, cobrindo o rosto, peito e estômago.

Lugar

Eles logo dwelled nas montanhas dos Pirinéus bascos do norte da Espanha e sul da França.O Basajaun é o espírito que habita o mais profundo das florestas ou cavernas situadas em locais bem visíveis.

Recursos

* O Basajaun é o espírito protetor das florestas e todos os animais, incluindo as mais criaturas selvagens e rebanhos. Ele dá gritos nas montanhas, quando uma tempestade se aproxima, para que os pastores possam retirar as suas ovelhas. Ocultos por cerca de uma caneta ou seus arredores, ele mantém os lobos de aproxima. Sua presença é anunciada pelas ovelhas, que, tremendo, e tocar os sinos em torno de seus pescoços. Assim, os pastores podem ir dormir em paz, sabendo que, durante a noite ou o dia que os lobos, grandes inimigos dos bandos, não virá incomodá-los.

* Eles são os primeiros a ter a terra cultivada. Os seres humanos já obteveram o direito de cultivar a terra quando um homem ganhou uma aposta com um Basajaun. Em outras histórias populares, ele é conhecido como o primeiro homem agricultor, de quem aprendeu sobre o cultivo de cereais e de como o primeiro ferreiro eo primeiro Miller, o homem de quem roubou o segredo o eixo da usina e como soldar os metais. Ele também é um poderoso feiticeiro.

historia

Há muito tempo, só o basajauns (senhores do bosque) sabiam como a planta, colheita e moinho de trigo para fazer farinha. O basajauns manteve este conhecimento para si, mas um homem Basco elaborado um plano para roubar o segredo e dar-lhe a raça humana.O basco homem fez uma aposta com o basajauns para ver quem poderia saltar sobre as escombreiras de trigo que tinham colhido.

O basajauns riu do Basco homem, porque sabiam que um mero humano não podedira fazer concorrência com eles, e eles riram de suas grandes sapatos.Todos eles pularam sobre o trigo facilmente, mas quando o homem Basco tentou, ele caiu em cima de uma das escombreira, e o basajaun riu de novo.

Então o homem basco riu, e ele quem ri por ultimo ri melhor, mas discretamente, porque seu truque tinha dado trabalho.Agora, o basajauns são grandes e lentos como uma mulher velha, mas quando viram o homem Basco abandonar casa, com seu grande e flexível sapatos cheios de grãos de trigo, eles perceberam que tinham sido enganados.Quando parou de rir, o Basco homem começou a correr pela sua vida, e é uma coisa boa que ele fez.Ele já estava distante, quando um dos basajauns jogou um machado. Os senhores dos bosques podem ser lentos, mas são fortes.

O homem viu o machado Basco próximo,e se escondeu atrás de uma árvore de castanha apenas por minimo tempo, porque o machado atingiu a árvore e a dividiu na metade. Agora, o basco homem tinham as sementes, mas não sabiam quando era a hora certa do ano para semear. Felizmente, um homem estava passando pela caverna de um dos basajauns, e ele ouviu cantando:

"Se o homem soubesse essa canção
Eles desejaria estar bem informado.
Quando a folha é do broto
Então você semea o milho.
Quando a folha cai fora das árvores
Então você semea o trigo.
Quando a festa vem fevereiro ronda
Semea o nabo na terra. "

O homem disse ao homem o que ele ouviu Basco, eo basco homem disse a todos os seres humanos, e que a cultura é a forma como se propagam através do mundo.