27 de jun. de 2009

bicho-papão

bicho-papão

A figura do bicho-papão é semelhante à do Père Fouettard na França, Krampus na Baviera e Áustria, Ruprecht ou Knechtruprecht em outras regiões da Alemanha.

No Brasil e em Portugal é comum usar-se o termo bicho-papão, mas curiosamente sua forma física parece nunca ser descrita; também usa-se o termo homem do saco, mas este seria só um homem comum que seqüestra criancinhas.

Nos Países Baixos, ele tem o nome de Zwart Piet (Pedro negro). Ele tem a tarefa de recolher as crianças malvadas ou desobedientes e atirá-las no Mar Negro ou de levá-las para a Espanha. Na verdade, segundo a tradição, esses personagens lúgubres seriam mouros deixados nos Países Baixos durante a ocupação espanhola.

Em Luxemburgo, o Housecker tem no seu saco diversas «rudden», pequenas varas de madeira, como os galhos de um chorão, para bater nas nádegas das crianças desobedientes. Com a evolução da educação, o Housecker não pune mais as crianças, contentando-se em distribuir uma vara, de maneira simbólica, às crianças ou adultos que a merecem. Em geral, trata-se de professores ou políticos locais que as recebem, fazendo rir todo mundo.

lenda original do bicho papão

Esta lenda diz que , há muitos anos atrás , havia um feiticeiro que fazia magia com os corpos das crianças travessas das aldeias .

Primeiro , em plena luz do dia , ele sempre aparecia no lugarejo , com um saco nas mãos para observar as crianças rebeldes .

Á noite , por causa de um feitiço que foi jogado contra ele , este homem virava uma criatura horrenda . Assim , neste formato , ele invadia a casa da criança travessa para rouba – la . Daí , vem o seu apelido de Bicho – Papão .

Diz a tradição , que o feiticeiro pegava as crianças mais peraltas , porque , segundo a magia , os travessos tinham mais energia que os comportados .