10 de ago. de 2009

Humbaba

Na mitologia mesopotâmica Humbaba (para os assírios) ou Huwawa (para os babilônicos) era um monstro gigante gerado em tempos imemoriais pelo deus Utu, o Sol.Humbaba/Huwawa era também o guardião da Floresta de Cedros, a moradia dos deuses.

Representações


Sua face se assemelha à de um leão. "Quando ele olha para alguém, é o próprio olhar da morte".Em várias fontes, sua face se mostra repleta de entranhas encaracoladas, semelhante às das bestas.Ele recebeu o título de "Guardião da fortaleza dos intestinos." Na mitologia, é irmão de Pazuzu e Enki, e filho de Hanbi.


Morte


No épico de Gilgamesh, após se tornarem amigos depois de uma luta, Gilgamesh e Enkidu partiram para uma aventura na Floresta de cedros além da sétima montanha com a missão de matar Humbaba: "Enkidu," Gilgamesh diz, "nenhum homem pode driblar a morte e ir além dela, eu quero ir além das montanhas e lá conquistar a imortalidade."Gilgamesh engana o monstro oferecendo suas irmãs como esposas e concubinas em troca dos seus sete esplendores. Quando Humbaba se distrai, Gilgamesh perfura o monstro e o captura. Derrotado, Humbaba suplica pela clemência de Gilgamesh, mas Enkidu convence Gilgamesh a matar Humbaba. Em um último esforço, Humbaba tenta escapar, mas é decapitado por Enkidu, ou em outras versões pelos dois heróis juntos. Sua cabeça é posta em um saco de couro e entregue a Enlil, o deus que enviou Humbaba para ser o guardião da floresta. Enlil fica enfurecido após saber disso e redistribui os sete esplendores de Humbaba (em algumas tábulas "auras"). "Ele deu a primeira aura de Huwawa para os campos. A segunda para os rios. A terceira para os canaviais. A quarta para os leões. A quinta para o palácio (um texto diz escravos de dívidas). A sexta para as florestas (alguns textos dizem colinas). A sétima e última para Nungal, a deusa dos prisioneiros." Enquanto Gilgamesh distrai e engana o espírito da floresta de cedros, os 50 jovens homens solteiros que ele trouxe à aventura derrubam o cedro, removendo seus galhos e deitando-o "em várias pilhas na encosta", pronto para ser levado embora. Conforme sua morte se aproxima, e Gilgamesh está oprimido por sua própria mortalidade, os deuses lembram-lhe dos seus grandes feitos: "... ter trazido o cedro, a árvore única, de suas montanhas, ter matado Humbaba na floresta...".