12 de ago. de 2009

Tétis

Tétis ou Tetis (do grego Τηθύς, Tethys), a mais jovem das titânides, filhas de Urano e Gaia, era uma deusa das águas, irmã e esposa de Oceano, nutriz de Hera e mãe de pelo menos três mil deuses-rios e igual número de oceânides.

Segundo Walter Burket, o nome Tethys derivaria do acadiano tiamtu ou tâmtu, "mar", cognato de Tiamat. Alternativamente, seu nome pode derivar de ἡ τήθη, ê têthê, "a avó" e relacionar-se com um proto-indoeuropeu *tēta, "mãe.

Em português, o nome da titânide soa idêntico ao da nereida Tétis, mãe de Aquiles, em grego Θέτις, Thetis. Embora a confusão também tenha sido ocasionalmente feita pelos antigos, trata-se de uma personagem diferente, cujo nome é foneticamente diferentemente em grego e em várias outras línguas.

Iconografia

Oceano e Tétis, mosaico em Zeugma ou Selêucia, século I ou II d.C.


Nas pinturas em vasos gregos, Tétis geralmente aparece como uma mulher acompanhada de Ilítia, a deusa do parto e de seu marido Oceano. Nos mosaicos, costuma ser representada com um pequeno par de asas a decorar sua testa, provavelmente em alusão a seu papel como mãe das nuvens de chuva.
editar Mitos

Mitos

* Tétis cuidou da deusa Hera, que lhe havia sido confiada por Reia, quando da luta entre Zeus e Cronos. Em testemunho de gratidão, a esposa de Zeus, mais tarde, reconciliou-a com o esposo, uma vez que o casal havia se desentendido. A residência de Tétis ficava nas extremidades do Ocidente, além da região das Hespérides, onde, a cada tarde, o sol se deita.

* Hera, indignada com a glória conferida à sua rival Calisto e ao filho Arcas que esta tivera com Zeus, quando este os transformou nas constelações da Ursa Maior e Ursa Menor, voou para sua nutriz Tétis e para Oceano, queixando-se de que sua rival fora divinizada e sentada no Trono do Céu, sobre o próprio Eixo do Mundo, envergonhando-a a cada noite e incentivando outras rivais. Pediu então aos deuses do Oceano que ao menos proibissem Calisto de de mergulhar em suas águas: "que não deixem uma concubina banhar-se nessas águas pura". Tétis e Oceano a atenderam e, por isso, a Ursa Maior nunca se põe.