31 de jul. de 2011

A Linguagem dos anjos (Enoquiano)

John Dee

Enoquiano é um nome relacionado com ocultismo ou língua angélica.John Dee um inglês (1529-1609) foi um grande matemático, astrónomo, geógrafo, astrólogo, e ocultista, chegando até a ser conselheiro das cortes da rainha Isabel I. Ao completar 50 anos, e tendo dedicado toda a sua vida ao estudo da Natureza, Dee sentia-se insatisfeito com os seus próprios progressos, e por isso começou a debruçar-se sobre os fenómenos sobrenaturais como meio de compreender melhor o mundo que o rodeava. Dee pretendia, em particular, estabelecer contacto com os anjos: seguindo a fé cristã, Dee acreditava que Deus havia enviado anjos para comunicar com os profetas, no Passado, e que seria possível restabelecer esse contacto e assim voltar a trazer a palavra de Deus à Humanidade.

As primeiras tentativas fracassaram, o que levou Dee a contratar Edward Kelly, um místico que muito o havia impressionado com as suas capacidades psíquicas. Os dois homens começaram então a realizar sessões de contacto com “anjos” através de uma bola de cristal, que envolviam preparação meticulosa com orações e jejum, em linha com a tradição cristã. Kelly, fixando a bola de cristal em transe, relatava o que via a Dee, que o anotava escrupulosamente. Os anjos começaram a ensinar a Dee e Kelley a sua própria linguagem, que deveria ser utilizada em invocações especiais no início de cada sessão. Este idioma, até então desconhecido, recebeu mais tarde a designação de “Enoquiano”, numa referência ao profeta Enoque, a única personagem desde Adão a conhecer a “linguagem angélica” (como Dee lhe chamava).


De acordo com os diários de John Dee, o Enoquiano teria sido a linguagem utilizada por Deus para criar o mundo e para falar a Adão e aos anjos. Quando foi expulso do Paraíso, Adão perdeu o conhecimento do Enoquiano, e tentou recriar esta linguagem a partir das vagas memórias que lhe restavam. Começou então a ser utilizado um idioma que viria a ser o percursor do Hebreu, e que foi universalmente utilizado até à queda da Torre de Babel.


Edward Kelly

Utilizando a linguagem angélica, Dee criou um sistema mágico hoje conhecido por Magia Enoquiana. No entanto, não se sabe até que ponto esse sistema teria sido desenvolvido e utilizado pelo próprio Dee, e foram precisos vários séculos para que os diários de Dee fossem devidamente valorizados pelos estudiosos do ocultismo, o que veio a acontecer pela mão de Samuell McGregor Mathers, fundador da Ordem Hermética da Aurora Dourada. Mais tarde, Aleister Crowley viria a escrever com e sobre o Enoquiano, contribuindo para a sua divulgação entre as diversas correntes ocultistas do séc. XX.

A Magia Enoquiana reveste-se de uma complexidade muito superior à de outras teorias mágicas. A sua interpretação requer profundos conhecimentos de numerologia, e o facto de a maioria dos manuscritos originais de John Dee ter sido destruída pouco depois da sua morte leva a que muitas das chaves indispensáveis à interpretação e utilização do Enoquiano se tenham perdido irremediavelmente. Contudo, várias escolas de pensamento utilizam hoje a linguagem angélica, estudando-a à luz das suas convicções e ensinamentos, sem nunca subestimar o imenso poder que muitos acreditam estar por detrás da linguagem dos anjos.

Anjos

De acordo com Tobias Churton em seu livro The Golden Builders, o conceito de uma lingua angélica era comum na época de Dee. Acreditava-se que se alguém pudesse interagir com anjos, falaria em uma língua divina. Em 1581, Dee mencionou em seus diários que Deus havia enviado "anjos bons" para se comunicarem diretamente com profetas. Em 1582, Dee se juntou com o vidente Edward Kelley, embora tenha se juntado com muitos anteriormente.Com a ajuda de Kelley como paranormal, Dee começou a tentar estabelecer contato com os anjos, que resultou, entre outras coisas, no desenvolvimento da língua angélica ou enoquiana.
Edward Kelley.

Em suas anotações, Dee dizia que a língua era angelical pois teria sido através dela que Deus teria criado o mundo, língua essa que depois teria sido usado por Adão para se comunicar com o criador. Apos sua expulsão do paraíso, Adão teria perdido a linguagem tendo construído uma língua básica, um proto- Hebreu, sendo sua gramática uma vaga lembrança da língua santa. Esse proto-Hebreu, depois se tornou a língua universal, até que as línguas se separaram na Torre de Babel.

Após isso, diversas línguas humanas se desenvolveram, incluindo uma versão avançada do Hebreu (no caso, o “Hebreu Bíblico"). Do período de Adão para Dee e Kelley, a língua teria sido escondida dos homens, tendo sua única exceção o patriarca Enoque que, de acordo com os anjos, teria escrito o "Book of Loagaeth" (Discurso de Deus) para a humanidade. O livro teria se perdido no grande dilúvio de Noé.
Lista simplificada do alfabeto Enochiano.

A recepção da língua enoquiana teria se iniciado em 26 de março de 1583, quando Kelley relatou visões em objetos mágicos de 21 letras do alfabeto de uma língua. Alguns dias depois, Kelley começou a receber o que se tornaram os primeiros textos escritos na língua. Isso resultou no Liber Loagaeth (“Livro [ou] Fala de Deus”).

Os outros textos da língua foram recebidos por Kelley cerca de um ano depois, em Krakow. Esses foram os mais importantes desde que os dois começaram a traduzir para o inglês, pois proveram a base do vocabulário enoquiano. Os textos se organizavam em 48 versos poéticos, que Dee chama em seus diários de “Claves Angelicae”, ou “Angelic Keys” (Chaves Angélicas). Essas chaves estão relacionadas com o sistema mágico. Dee aparentemente as estava usando para "abrir os 49 Portões do conhecimento /Entendimento" representado pelos 49 quadrados mágicos no Liber Loagaeth'‘.

Embora estes textos contenham a maior parte do vocabulário, dezenas de palavras novas são encontradas escondidas em periódicos de Dee, e milhares de palavras indefinidas estão contidos no ‘’Loagaeth Liber’’. Foram marcadas diversas diferenças estilísticas entre as palavras de Loagaeth e nas chaves originais, o que levou utilizadores atuais da língua acreditarem na existência de “dialetos” enoquianos.

Alfabeto Enochiano: 

O Alfabeto Enochiano representa a linguagem angélica que foi transmitida a Dee e Kelly, sendo tão poderosa que teve seus nomes anunciados de trás para frente, de modo a prevenir a conjuração acidental de algumas entidades 

Acreditava-se que a simples pronúncia do nome destas entidades seria suficiente para conjurá-la, ou pelo menos algum aspecto seu. 

Cada letra do Alfabeto Enochiano apresenta sua correspondência planetária, elemental e nos Arcanos Maiores do Tarot, além de seu valor gemátrico. 

Para a utilização deste sistema mágicko é imprescindível a correta pronúncia dos nomes e fórmulas.

O alfabeto enoquiano

Ortografia ImageImageImage ImageImageImage Image
Nome da letra PaVehGedGal OrUnGraph
Pronúncia GuedGal OrUnGrrauf
Equivalente BK/CGD FEI

Ortografia ImageImageImage ImageImageImage ImageImage
Nome da letra TalGonGon com pontoNa UrMalsGerDrux
Pronúncia Stal ou XtalGonGonNach (como no Alemão) ÁuaMachlsGuirDraks
Equivalente MAYH LPQN

Ortografia ImageImageImage ImageImageImage Image
Nome da letra PalMedDonCeph VanFamGisg
Pronúncia AlMedDonKef VanFamGuisg
Equivalente XORZ UST

13 comentários:

  1. isso é coisa do demônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demônio é mopa no seu ouvido, você não leu? Nem pesquisou sobre a linguagem enoquiana né? Aposto que sim! Enoquiano é a linguagem dos anjos, não do demônio! Affs!!

      Excluir
  2. Faltou o V vc pode me dizer qual é?

    ResponderExcluir
  3. Pode me fazer algumas coisas sobre linguistica, como fusão de vogais e consoantes?

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença de pronuncia o nome de um anjo na língua hebraica e a língua enoquiana? Por exemplo: Miguel em hebraico é Mikha'Êl, Gabriel em hebraico é Gavri'Êl, e em enoquiano?

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou começando minha vida de bruxa e... percebi que não há as letras J , V e W... elas não existem mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me enterresso muito mesmo pelo assunto pretendo iniciar um estudo na linguagem ! Oque acha de mantermos contato.e.dividir informações ? Meu face = Claiton Silva! por favor me ajude .

      Excluir
    2. Me enterresso muito mesmo pelo assunto pretendo iniciar um estudo na linguagem ! Oque acha de mantermos contato.e.dividir informações ? Meu face = Claiton Silva! por favor me ajude .

      Excluir
  6. Em outros sites as letras A e E pelo que eu percebi, não corresponde com a da imagem. Não reparei se tem mais letras/imagens em contradição

    ResponderExcluir
  7. Faltam letras.... Muitas letras.............

    ResponderExcluir
  8. A quem esta procurando por mais respostas ou mais conhecimento aki deixo meu numero apenas para contato de quem queira mesmo se aprofundar nesse assunto. 04789046947

    ResponderExcluir
  9. Desejo mais informações sobre o alfabeto enoquiano inclusive as letras em seu formato original e se existe entidades que estudam o mesmo. Muito obrigado.: aparecido.luz@gmail.com .

    ResponderExcluir